MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Teste, Bomba de Combustível, Bico Injetor e UCE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!

Teste, Bomba de Combustível, Bico Injetor e UCE

Mensagempor Amauri RJ » 30 Jan 2009, 20:03

DICAS - Injeção eletrônica
Dica 32: Sistema Multec 700: Kadett EFI, Monza EFI e Ipanema EFI 03/2002

Lançado em 1991, o Multec 700 é velho conhecido dos reparadores mais experientes. Nessa edição conheceremos suas principais características técnicas.

No início, o Multec 700 equipava somente os veículos Monza EFI com motores 2.0 a álcool e 2.0 a gasolina. A partir de 1992, o sistema passou a equipar os veículos Kadett EFI, Monza EFI e Ipanema EFI, com motores 1.8 e 2.0, tanto a álcool como a gasolina.
Suas características mais relevantes são:

- É um sistema de injeção eletrônica monoponto, utiliza apenas uma válvula injetora que alimenta os 4 cilindros;

- Possui distribuidor de ignição (ignição dinâmica). Necessita de conferência periódica do ângulo de avanço de ignição (ponto de ignição);

- Calcula a massa de ar admitida pelo motor pelo método da velocidade/densidade. Por isso, tem como principais sensores o sensor de rotação (interno ao distribuidor), o sensor de temperatura da água - CTS e o sensor de pressão - MAP;

- Trabalha em malha aberta, ou seja, não utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda). Por isso, requer verificação periódica do índice de emissões de poluentes.
Para tal ajuste, possui um potenciômetro (localizado no compartimento do motor, próximo à torre do amortecedor direito);

- Seu ventilador de arrefecimento é controlado pela UCE. Foi o primeiro sistema de injeção eletrônica nacional a possuir essa característica. Hoje, veículos como o Gol Power e o Pálio Fire utilizam soluções muito semelhantes para o controle da "ventoinha";

- É um sistema de injeção eletrônica digital. É capaz de detectar inúmeras falhas e armazenálas em forma de códigos numéricos. Os códigos de defeitos podem ser facilmente acessados sem a utilização de equipamento do tipo scanner.

Embora o Multec 700 seja considerado um marco na evolução dos sistemas de alimentação dos motores nacionais, em 1996 foi encerrada sua produção.

Imagem

Dica 1 : Simulação do sinal do Sensor de Rotação (Kadett EFI, Monza EFI e Ipanema EFI)

Veja como simular o sinal do sensor de rotação e verificar rapidamente:

- O funcionamento do circuito elétrico da bomba de combustível;

- O funcionamento do circuito elétrico da válvula injetora;

- O funcionamento da UCE.


- O funcionamento do circuito elétrico da Bomba de combustível:

- Desconectar o conector elétrico de 4 fios do distribuidor de ignição.

- Ligar a ignição sem dar partida.

- Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do fio roxo do conector de 4 fios.

- Segurar a extremidade solta com uma das mãos.

- Com a outra mão (de preferência molhada - para aumentar a condução elétrica) dar rápidos toques polo positivo da bateria do veículo (não deixar a mão encostada continuamente ao polo positivo nem dar muitos toques - o motor pode "afogar". É imprescindível o uso do corpo humano como condutor).

- A cada toque deve ser escutado o acionamento (zunido) da bomba elétrica de combustível (localizada próxima a roda traseira direita).

- Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verifique a continuidade do fio roxo, entre o conector de 4 fios e o terminal B5 da UCE (vide circuito elétrico geral). Se o fio estiver OK, execute o teste do circuito elétrico da bomba.

Realizando o procedimento descrito anteriormente, também pode ser verificado:

- O funcionamento do circuito elétrico da válvula injetora:Prestar atenção no barulho "clique" de abre e fecha da válvula ao tocar a mão no polo positivo. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio roxo entre o conector de 4 terminais e o terminal B5 da UCE (vide circuito elétrico geral). Se o fio estiver OK, faça o teste do circuito da válvula injetora.

- O funcionamento da UCE: Quando a UCE está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques ao positivo não é acionada nem a válvula injetora nem a bomba de combustível. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora nem da bomba de combustível, verifique a continuidade do fio roxo entre o conector de 4 terminais e o terminal B5 da UCE (vide circuito elétrico geral). Se o fio estiver OK, faça o teste de alimentação da UCE. Se a alimentação estiver OK e o defeito persistir, substitua a UCE.

* Dica extraída do site Doutor-ie :smt023 :smt023 :smt023
Atual - Astra Sunny
40.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
Avatar do usuário
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 232
Registrado em: 12 Dez 2006, 08:51

Re: Teste, Bomba de Combustível, Bico Injetor e UCE

Mensagempor dbzronaldo » 16 Nov 2010, 19:42

legal cara.
parabéns pela informação.
é bem util.

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2892
Registrado em: 13 Fev 2009, 11:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Umuarama
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Teste, Bomba de Combustível, Bico Injetor e UCE

Mensagempor marcos » 21 Dez 2010, 21:53

ola pessoal !!! to com problema meu monza quando fica algumas horas parado a gasolina que fica na mangueira volta ; a mangueira fica vazia quando vou ligar ele tenho tenho q deixar um tempo sem acelerar
minha duvida e com a bomba de combustivel parece q ela nao ta travando
me falaram q na bomba tem uma vaula q pode estar ruim!!
seria verdade???
marcos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
 
Mensagens: 10
Registrado em: 04 Dez 2010, 19:59
Estado: ES - Espírito Santo
Cidade: linhares
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1990
Sist. Alimentação: Carburador
Combustível: Gasolina


Voltar para Dicas de manutenção

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes