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Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 10:42

Modelo : monza 94 GLS EFI 2.0 GASOLINA/GNV

Pessoal estou achando que meu carro esta meio fora do ponto.
O desempenho dele não esta 100% depois de ter trocado cabo de vela, velas, filtro de ar, etc ..

E quando eu ligo o carro o giro dele fica um pouco abaixo (pouco mesmo) do 1.000 rpm ate o carro esquentar (principalmente no gnv).
Quando eu ligo o ar tb fica abaixo dos 1.000 rpm mesmo depois de quente.

A grande perda dele esta na arrancada de primeira marcha, depois tem q pisar um pouco mais pra ele desenvolver e o econometro não sai do vermelho ate jogar a 5ª marcha e tirar o pé.

O motor não tem barulho nenhum estranho.
O que pode ser ??
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcel Murai » 23 Jan 2008, 11:07

Pra por no ponto só com pistola mesmo...
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 11:23

Como funciona essa pistola ?
Isso então realmente pode ser o ponto do carro ?
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2008, 11:44

Bom, primeiro, pistola não regula o ponto. Pistola serve para ver a correia, e saber quantos graus está o ponto. Para ajudar o mesmo, é ao lado da tampa de válvulas, ali aonde tem aquela tampa preta do rotor. É feito soltando o mesmo e girando assim o ponto aumenta ou desce e tu vai verificando com a pistola para ver o sincronismo. Pelo que você fala, isso não é ponto, pois no ar o giro continua baixo. Isso me parece regulagem, pois quando se liga o ar, é normal o giro subir cerca de 200 rpm se não me engano. Em uma oficina, em cerca de 1 minuto o mecânico altera o ponto. Esta pistola é ligada nos polos + e - da bateria e é preso, tipo um prendedor em um cabo de vela e fica saindo uma luz da pistola e com isso é possível ver o ponto. Algumas são digitais e outras não. O ponto do carro não influencia em si no giro do carro, o meu estava com 20º, um absurdo, baixei para 10º, o carro ficou mais silencioso, mas o giro ficou exatamente igual.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 16:17

Então oq o ponto pra mais ou pra menos influencia ???
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcel Murai » 23 Jan 2008, 17:30

Não me lembro agora o q dava mas uma deles tem mais força em baixa, porém em alta não tem força. Bom em cidade.
Ah, a lenta fica oscilando qndo fora do ponto(EFI)
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2008, 18:50

Marcel Murai escreveu:Não me lembro agora o q dava mas uma deles tem mais força em baixa, porém em alta não tem força. Bom em cidade.
Ah, a lenta fica oscilando qndo fora do ponto(EFI)

Eieiei, não vamos esquecer do "som" do motor que fica mais manso com o ponto correto, e o consumo também se altera umpouco. Ponto muito avançado, aumenta pouca coisa do consumo mas aumenta.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 24 Jan 2008, 08:18

então provavelmente meu carro ta fora do ponto pois em baixas ele fica sem potencia , quando joga a 5ªmarcha ae ele vai embora.
Isso tanto no gnv quanto na gasolina.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor 500EF » 24 Jan 2008, 10:02

Peraí, pessoal... alguns estão falando de ponto de ignição e outros de ponto da correia dentada (sincronismo do comando)...

O carro do Marcell 500EF estava com o ponto inicial de ignição muito adiantado (20 graus). Isso deixa o motor mais "áspero" e com risco de detonação (nosso carro não tem sensor de detonação para nos proteger disso).

Esta conferência é feita com a pistola de ponto e girando o distribuidor (lado direito do motor) até encontrar a posição correta, de acordo com o manual do carro.

Já o Marcel Murai está se referindo ao ponto da correia dentada. Mas o melhor ainda é deixar no ponto certo. Nem adiantado, nem atrasado.

E este ponto é conferido pelas referências nas polias que ficam dentro daquela capa plástica de proteção da correia dentada (lado esquerdo do motor).
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcel Murai » 24 Jan 2008, 10:51

Antes o meu só ficava bom adiantado.

Agora com motor novo, eu alinho no risco que tem no distribuidor e fica certinho.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcelo_Classic » 24 Jan 2008, 21:40

Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 24 Jan 2008, 22:41

Marcelo muito bom seu esclarecimento !
então devo apenas pedir para meu mecanico verificar o ponto do carro ?
ou devo pedir pra ele verificar o ponto da correia e do distribuidor ?
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor 500EF » 28 Jan 2008, 13:30

Peça para conferir os 2... :wink:
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor gabrielbacelar » 11 Fev 2008, 15:48

Marcelo_Classic escreveu:Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
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muito boa explicação. vlw
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Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Cleber Brogni » 12 Fev 2008, 20:40

Mais uma dica, resolver 100% na gasolina ponto e scanner! tudo ok!!!! depois vai para o GNV pois pode ter variador de avanço!!!! assim fica bem facil regular!!!
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