MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 10:42

Modelo : monza 94 GLS EFI 2.0 GASOLINA/GNV

Pessoal estou achando que meu carro esta meio fora do ponto.
O desempenho dele não esta 100% depois de ter trocado cabo de vela, velas, filtro de ar, etc ..

E quando eu ligo o carro o giro dele fica um pouco abaixo (pouco mesmo) do 1.000 rpm ate o carro esquentar (principalmente no gnv).
Quando eu ligo o ar tb fica abaixo dos 1.000 rpm mesmo depois de quente.

A grande perda dele esta na arrancada de primeira marcha, depois tem q pisar um pouco mais pra ele desenvolver e o econometro não sai do vermelho ate jogar a 5ª marcha e tirar o pé.

O motor não tem barulho nenhum estranho.
O que pode ser ??
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: Como colocar o carro no ponto EFI 2.0

Mensagempor Marcel Murai » 23 Jan 2008, 11:07

Pra por no ponto só com pistola mesmo...
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 11:23

Como funciona essa pistola ?
Isso então realmente pode ser o ponto do carro ?
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2008, 11:44

Bom, primeiro, pistola não regula o ponto. Pistola serve para ver a correia, e saber quantos graus está o ponto. Para ajudar o mesmo, é ao lado da tampa de válvulas, ali aonde tem aquela tampa preta do rotor. É feito soltando o mesmo e girando assim o ponto aumenta ou desce e tu vai verificando com a pistola para ver o sincronismo. Pelo que você fala, isso não é ponto, pois no ar o giro continua baixo. Isso me parece regulagem, pois quando se liga o ar, é normal o giro subir cerca de 200 rpm se não me engano. Em uma oficina, em cerca de 1 minuto o mecânico altera o ponto. Esta pistola é ligada nos polos + e - da bateria e é preso, tipo um prendedor em um cabo de vela e fica saindo uma luz da pistola e com isso é possível ver o ponto. Algumas são digitais e outras não. O ponto do carro não influencia em si no giro do carro, o meu estava com 20º, um absurdo, baixei para 10º, o carro ficou mais silencioso, mas o giro ficou exatamente igual.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor cfmaradeia » 23 Jan 2008, 16:17

Então oq o ponto pra mais ou pra menos influencia ???
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Marcel Murai » 23 Jan 2008, 17:30

Não me lembro agora o q dava mas uma deles tem mais força em baixa, porém em alta não tem força. Bom em cidade.
Ah, a lenta fica oscilando qndo fora do ponto(EFI)
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagempor Marcell 500 EF » 23 Jan 2008, 18:50

Marcel Murai escreveu:Não me lembro agora o q dava mas uma deles tem mais força em baixa, porém em alta não tem força. Bom em cidade.
Ah, a lenta fica oscilando qndo fora do ponto(EFI)

Eieiei, não vamos esquecer do "som" do motor que fica mais manso com o ponto correto, e o consumo também se altera umpouco. Ponto muito avançado, aumenta pouca coisa do consumo mas aumenta.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic 1.8

Mensagempor cfmaradeia » 24 Jan 2008, 08:18

então provavelmente meu carro ta fora do ponto pois em baixas ele fica sem potencia , quando joga a 5ªmarcha ae ele vai embora.
Isso tanto no gnv quanto na gasolina.
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor 500EF » 24 Jan 2008, 10:02

Peraí, pessoal... alguns estão falando de ponto de ignição e outros de ponto da correia dentada (sincronismo do comando)...

O carro do Marcell 500EF estava com o ponto inicial de ignição muito adiantado (20 graus). Isso deixa o motor mais "áspero" e com risco de detonação (nosso carro não tem sensor de detonação para nos proteger disso).

Esta conferência é feita com a pistola de ponto e girando o distribuidor (lado direito do motor) até encontrar a posição correta, de acordo com o manual do carro.

Já o Marcel Murai está se referindo ao ponto da correia dentada. Mas o melhor ainda é deixar no ponto certo. Nem adiantado, nem atrasado.

E este ponto é conferido pelas referências nas polias que ficam dentro daquela capa plástica de proteção da correia dentada (lado esquerdo do motor).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan SL/E 1.8
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Marcel Murai » 24 Jan 2008, 10:51

Antes o meu só ficava bom adiantado.

Agora com motor novo, eu alinho no risco que tem no distribuidor e fica certinho.
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagempor Marcelo_Classic » 24 Jan 2008, 21:40

Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor cfmaradeia » 24 Jan 2008, 22:41

Marcelo muito bom seu esclarecimento !
então devo apenas pedir para meu mecanico verificar o ponto do carro ?
ou devo pedir pra ele verificar o ponto da correia e do distribuidor ?
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor 500EF » 28 Jan 2008, 13:30

Peça para conferir os 2... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan SL/E 1.8

Mensagempor gabrielbacelar » 11 Fev 2008, 15:48

Marcelo_Classic escreveu:Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.

muito boa explicação. vlw
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1988/1989
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor Cleber Brogni » 12 Fev 2008, 20:40

Mais uma dica, resolver 100% na gasolina ponto e scanner! tudo ok!!!! depois vai para o GNV pois pode ter variador de avanço!!!! assim fica bem facil regular!!!
Hacth 86/87 2.0 SL/Turbo, Forjado, Painel digital, Freio disco nas 4 rodas!
Imagem
Imagem
Imagem
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1986/1987

Mensagempor iconexp1 » 26 Out 2008, 07:14

Segue para monza carburado:

A polia do Comando tem que ficar com a sua ref. em 12h meio dia ( acompanhando o ponteiro do relógio para os leigos) e a ref da polia da correia dentada do vira breq. tem que ficar em 6h. esse é o ponto mecânico, o elétrico é 8° avançado.
iconexp1

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 26 Out 2008, 16:37

Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.

- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Le-Jetronic

Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
- Deixar o motor aquecer até acionar a ventoinha.
- Desligar o avanço à vácuo
- Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
- Apertar o distribuidor
- Reconectar o avanço à vácuo

Veículos com EZK
- Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
- Com o motor em marcha-lenta direcionar a lâmpada estroboscópica para a polia do virabrequim
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
- Apertar o distribuidor

- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI

- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)

- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.

Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Carlinho » 15 Jan 2009, 22:41

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os veículos equipados com ignição dinâmica (distribuidor de ignição) necessitam da conferência periódica do ponto inicial de ignição. Os procedimentos de regulagens para os sistemas Le-Jetronic e Multec 700 TBI estão descritos nas dicas a seguir.

- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Le-Jetronic

Veículos sem EZK (Monza Classic até 91 e Monza 500 EF)
- Desligar o avanço à vácuo
- Manter a rotação em 900 RPM (marcha-lenta)
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em 8º APMS
- Apertar o distribuidor
- Reconectar o avanço à vácuo

Veículos com EZK
- Manter a rotação em marcha-lenta (850 a 950 RPM)
- Soltar o distribuidor e regular o ponto de ignição em:
-8º APMS (Monza MPFI e Kadett GSI)
- Apertar o distribuidor

- Regulagem do ponto de ignição - Sistema Multec 700 TBI

- Dar partida no motor.
- Deixar o motor aquecer até ligar a ventoinha.
- Conectar a pinça indutiva da lâmpada estroboscópica no cabo da vela do primeiro cilindro.
- Interligar os terminais A e B do conector ALDL (nesse caso a UCE mantém o avanço
do ponto de ignição fixo, acende a lâmpada de manutenção e aciona a ventoinha na
velocidade alta)

- Aumentar a rotação até 2000 RPM.
- Soltar o parafuso de fixação do distribuidor.
- Direcionar o foco da lâmpada estroboscópica à marca de 10º na polia do virabrequim (vide figura 3) e alinhá-la com a marca de referência (movimentando-se o distribuidor como nos veículos carburados)
- Apertar o distribuidor.
- Desligar o motor.
- Retirar o jumper AB conector ALDL.

Observem que os procedimentos são diferentes, de acordo com o modelo e ano do Monza.

Abraços

E ai Luiz Carlos tudo bem,estava dando uma lida em topicos relacionados ao PONTO DA CORREIA OU IGNIÇÃO por que acho que tá fora de ponto ,pois na 1ª. 2ª e 3ª marcha desenvolve uma boa potencia ,mas ao engatar a 4ª ,parte dessa potencia parece que some e na 5ª então pior ainda ,piso ate o fundo mas só vai deslanchar no plano poque na subida nem pensar!!
levei no mecanico e ele adiantou o ponto ali no distribuidor mais ou menos 1cm da marca do motor no rumo do parabrisa .Ao testar percebi que o barulho não ficou legal , ficou áspero ,mais ainda quando acelerava forte.
Enfim ,não melhorou nada com relação à potencia e voltei na posição anterior.
Será que pode estar fora do ponto correia, ou o problema é outro?
Se puder me ajudar agradeço.abcs :smt023
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 16 Jan 2009, 10:08

Carlinho, esse procedimento do mecânico foi um procedimento muito certo. Até se aceita regulagem do ponto de ignição assim, no 'ouvido', para chegar em casa.
Uma regulagem perfeita exige que sejam cumpridos aqueles ítens que eu enumerei, bem como uma pistola de ponto.
O sincronismo da correia só olhando as marcas de referência. Infelizmente, no Monza, isso não é tão simples, pois é preciso tirar a capa da correia dentada, e isso, pelo menos no EFI, exige a retirada de alguns componentes que impedem a remoção dessa capa. Um desses componentes é o tensor da correia do alternador, trocinho dificil de colocar depois.
Se o seu carro tem tacômetro, tente ver se ele perde potência sempre numa mesma faixa de rotação. Muitos fatores podem causar esse problema de falta de potência, fica dificil por aqui fazer um diagnóstico válido.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor andre bruno » 17 Jan 2009, 15:46

Nossa q bronca essa pois o meu ta do msm jeito!!! ja não seia mais oq fazer... to pensando em passar de carro!
" o velho guerreiro é sempre respeitado " Monza GLS 96 Gasolina
andre bruno
Membro GL (Ní­vel 2)

Estado: RN - Rio Grande do Norte
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor Carlinho » 17 Jan 2009, 18:10

Olha André Bruno ,desde que comprei o carro ele esta assim.Já levei em vários mecanicos e nada resolvido.Não penso em passar pra frente porque gosto do carro ,mas se acharmos um mecanico bom e com boa vontade certamente resolverá problema. :D
O duro é achar esse tal mecanico. :smt005
Abcs. :lol:
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MMGuedes » 10 Jul 2010, 11:55

Pois é galera, estou tendo um sério problema com o meu veículo (Monza GLS 2.0 EFI - 94/94 - Álcool).

Todos os dias quando tenho que sair, deixo o carro ligado por uns 10 minutos para dar aquela esquentadinha básica e, quando o estou dirigindo, ao pisar no acelerador, ao invés do carro aumentar a velocidade, ele dá uma "engasgada" como se eu estivesse tirando o pé do acelerador e depois de alguns segundos volta a ganhar velocidade.

Em 01 ano eu já troquei 02 vezes por minha própria conta:

- A válvula da marcha lenta
- O sensor de posição da borboleta
- Todas as juntas do corpo da borboleta
- Injetor de combustível (01 troca e 01 limpeza)
- Filtro de ar
- Velas
- Cabos de velas

Só faltou trocar a tampa do distribuidor, o rotor e o módulo da ignição eletrônica.

Já levei para vários mecânicos achando que o problema estava no "ponto" do motor mas, nenhum deles conseguiu resolver.

O último colocou o motor "no ponto" usando aquela pistola estroboscópica, e o mais engraçado é que ele regulou o tal "ponto" torcendo o distribuidor totalmente para a frente (em direção ao radiador) e, fez a "leitura" do sincronismo da correia sem tirar a capa da correia dentada.

Segundo a reposta do Luiz Carlos (Rio) » 16 Jan 2009, 11:08, para se fazer esta leitura, a capa deve ser retirada.

Então eu pergunto:

1º - Que leitura o mecânico fez?

2º - Apontou a pistola para onde?

3º - Como eu resolvo este problema do "engasgo"?
MMGuedes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor Carlos A. Freire » 10 Jul 2010, 12:37

Antes de conferir e ajustar o ponto de avanço inicial, deve conferir se a correia dentada está no ponto correto, deixando o motor em sincronismo. Se a correia estiver fora de ponto, o ajuste com a lâmpada de ponto não será real. Para verificar se a correia está posicionada corretamente, é preciso remover a capa, para visualização das marcações de ponto.

Para ajustar o ponto de avanço inicial do Monza EFI, deve colocar um Jumper no conector de diagnóstico (embaixo do porta luvas) nos terminais A e B, o motor deve estar devidamente aquecido, ou seja, a ventoinha deve ter ligado por pelo menos 2 vezes.
O ajuste é feito movimentando a base do distribuidor, e conferindo a marcação na polia de acessórios do virabrequim, com uma marca (pique) existente na capa da proteção da correia dentada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Diego Paiva » 10 Jul 2010, 13:43

Carlos, explica melhor como ajustar o ponto de avanço inicial. Faz-se o jumper nos terminais A e B, com o carro funcionando? Dê mais detalhes.. um amigo meu tem essa pistola, vou colocar o monza no ponto certinho. Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor Carlos A. Freire » 11 Jul 2010, 12:33

Diego,

é como disse lá em cima. Para ajustar o ponto o motor tem que está funcionando, para que possa ver as marcas existentes na polia de acessórios do virabrequim, coincidir com a marca existente na capa da correia dentada. Com motor parado isso não é possível. No caso do Monza EFI, se não fizer o jumper, a IE vai tentar corrigir ao movimentar o distribuidor. Com jumper no terminais A e B, a IE entra em modo ajuste e adota os valores médios dos sensores e trava o controle de correção da ignição. Por ficar em modo ajuste, se o motor não estiver bem aquecido, ele fica morrendo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Próximo