MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Bomba elétrica de combustível no carburado?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor avcasella » 31 Mar 2013, 14:03

Vale a pena trocar a bomba mecânica do motor carburado por uma bomba elétrica?
Há vantagem em fazer a troca? Visto que parece que a bomba mecânica atende a necessidade do motor.
Já pesquisei alguma coisa e descobri que será necessário uma peça que ajusta a pressão do combustível.
avcasella
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Set 2009, 15:08
Estado: PR - Paraná
Cidade: Cascavel
Monza: Sedan Classic 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor RicardoDS » 31 Mar 2013, 14:13

Não vejo nenhum ganho nessa troca.
Vai ter que instalar um dosador HP, irá aumentar o consumo no sistema elétrico, vai ter que achar alguma forma da bomba funcionar apenas quando o motor está girando.
Avatar do usuário
RicardoDS
ADMINISTRADOR
 
Mensagens: 5776
Registrado em: 14 Jan 2007, 12:52
Estado: PR - Paraná
Cidade: RM de CTBA
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1988/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor vrsilva » 01 Abr 2013, 11:48

RicardoDS escreveu:Não vejo nenhum ganho nessa troca.
Vai ter que instalar um dosador HP, irá aumentar o consumo no sistema elétrico, vai ter que achar alguma forma da bomba funcionar apenas quando o motor está girando.


Não tenho total certeza, mas parece me que a bomba funciona em conjunto com o interruptor de pressão do óleo, o Carlos Freire ou o Diego Paiva pode responder isso com mais precisão sobre o funcionamento da bomba, eu não me lembro e não tenho certeza, é só uma suposição...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 5434
Registrado em: 12 Dez 2010, 10:47
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Sorocaba
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor Carlos A. Freire » 01 Abr 2013, 12:16

O interruptor de pressão de óleo do Monza EFI só faz um reforço de corrente. Faz uma ligação paralela ao relê da bomba para prevenir possíveis mal do relê, prejudicando o funcionamento do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12432
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor Rafaelo » 01 Abr 2013, 12:43

nao é bem um reforço e sim uma defesa. a defesa é se queimar o rele da bomba o coitado do interruptor assume as dores... hoje em dia nao se ve esse tipo de coisa. se queimar o rele da bomba queimou... simples. como se queimar qualquer rele,sensor,etc.

esse do EFI pode queimar tudo, rele e o interruptor que nao tem nada a ver com o assunto, a bomba de combustivel gera muita corrente, por isso que tem um rele so pra ela. aqui no forum tem bastante casos de queima do interruptor, as pessoas nao sabem que queimou o rele e quando ver pode queima os 2 rsrsrs. as vezes queima so o interruptor e nao o rele,ou contrario. em fim nao era pra passar pelo interruptor :) a ideia é boa, se queimar o rele com o carro em movimento ele nao vai desligar, porem pode custar um rele e um interruptor.


sobre a instalaçao da bomba eletrica nao tem vantagem pratica em carburador. mais nada impede, tem como fazer.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8092
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor Arte Visual » 02 Abr 2013, 18:24

Boa Tarde, desculpe me intrometer no assunto, mas pelo que vejo geralmente instalam este tipo de bomba e até mesmo a do monza em carros turbos, tem um conhecido que tem uma Parati Turbo, onde instalou bombas de combustível auxiliar pra alimentar o motor, também colocou um tanque com cash tank e duas bombas elétricas para auxiliar na alimentação, e inclusive como disse são do monza ou kadett (acho que são tudo igual) agora para um carro com motor original não vejo o porque de fazer isso, no meu carro futuramente caso precise eu vou instalar já que pretendo colocar um comando mais bravo, trocar o carburador 2E por um 3E, polía regulável, 4x1, então acho que vou precisar desse sistema de alimentação, senão vou deixar original mesmo. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1122
Registrado em: 19 Set 2008, 23:28
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Suzano City
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagempor DÉCO » 02 Abr 2013, 22:30

amigo, a bomba eletrica só seria viavel se voce trocasse o cabeçote para um mais moderno que nao posui a "saida" para a bomba mecanica e neste caso seria necessario um dosador tambem pois a pressao da bomba eletrica é muito superior .
PROJETO CABEÇOTE ROLETADO, LFVT, INSTALADO, fase de acerto VIDE:
FOTOS : viewtopic.php?f=33&t=14369&p=288543&hilit=D%C3%A9co+meu+carro#p288543 ATUALIZADO
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
DÉCO
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1736
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: matao-sp
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol


Voltar para Mecânica Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: JPaulo e 7 visitantes