MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Alguem sabi regular CARBURADOR

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Alguem sabi regular CARBURADOR

Mensagempor dedehulck » 22 Jun 2007, 12:18

AR E COMBUSTIVEL E COLOCAR ELE NO PONTO ?

to mexendo no meu mas to achando estranho srrssrsr ^^
:smt081 :smt079
™Dedé Hulck ™
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagempor dedehulck » 22 Jun 2007, 13:49

:?:
™Dedé Hulck ™
dedehulck

Mensagempor Robson Lott » 22 Jun 2007, 14:30

tbm keeeero!!!!! hehehehe!!!

o meu eh o solex 2e
'88 SL/E 2.0 álcool - Prata Lunar 2p
De: 17/10/06 à 03/03/08 ~105K km
Até:~134K km
'93 Class 2.0 - Cinza Hendell 4p
De: 03/03/08 à 13/07/09 ~106K km
Até:~126K km

BH a Equador 7.300km - não posso por 2 links...
Do Equador a Rio Branco/AC 3.600km http://bit.ly/Iqrxpf
Robson Lott
Membro Classic (Ní­vel 7)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: 1995/1996
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Gasolina

Re: Alguem sabi regular CARBURADOR

Mensagempor Carlos A. Freire » 22 Jun 2007, 16:27

dedehulck escreveu:AR E COMBUSTIVEL E COLOCAR ELE NO PONTO ?

to mexendo no meu mas to achando estranho srrssrsr ^^
:smt081 :smt079

Dede

Para regular a marha lenta, você terá que localizar os parafusos de ajuste da mistura e do ajuste de ar, existentes no carburador. O parafuso de "mistura" irá ajustar a altura da borboleta e o parafuso de "ar", na base do carburador, abre ou fecha a entrada de ar. O procedimento: mantenha o motor em aproximadamente 1000 RPM; feche o parafuso de ajuste de ar até o motor começar a balançar e, logo em seguida, volte o mesmo para o motor não morrer; retorne o parafuso até que a rotação do motor fique estável (melhor ponto) e com mais rotação (se voltar muito, o motor comecará a balançar novamente); aperte novamente o parafuso para maior rotação e motor mais estável. Se necessário ajuste o parafuso da mistura (borboleta) para que fique em 1000 RPM. Esse ajuste deverá ser feito com motor quente (temperatura normal de uso). Com relação ao ponto de ignição, na hipótese do distribuidor for original do carro (nunca trocado) e a correia dentada estiver correta, na base do distribuidor você encontrará uma marca (um corte) feito na fábrica. É só coincidir a marca do distribuidor com o cabeçote. Caso o distribuidor tenha sido substituido, o ajuste será possível apenas utilizando-se a lâmpada estroboscópica.

Para colocar a correia dentada do Monza em sincronismo (ponto) é preciso retirar a polia do virabrequim que movimenta a correia do alternador (polia lisa). Sem a polia "lisa", a marcação da polia dentada do virabrequim ficará visível. A marcação da polia dentada do virabrequim deve coincidir com outra marcação existente na bomba de óleo (posição: 6:30hs). A marcação da polia do comando de válvulas deve coincidir com a outra marcação existente na chapa de proteção traseira (posição: 12:00hs). Muito cuidado com a substituição ou recolocação da correia dentada! Um erro na colocação poderá danificar seriamente o motor.

Abs.

Carlos Freire
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor Robson Lott » 22 Jun 2007, 16:41

graaaande carlos!!!! agradeço ae os procedimentos!!!
'88 SL/E 2.0 álcool - Prata Lunar 2p
De: 17/10/06 à 03/03/08 ~105K km
Até:~134K km
'93 Class 2.0 - Cinza Hendell 4p
De: 03/03/08 à 13/07/09 ~106K km
Até:~126K km

BH a Equador 7.300km - não posso por 2 links...
Do Equador a Rio Branco/AC 3.600km http://bit.ly/Iqrxpf
Robson Lott
Membro Classic (Ní­vel 7)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: 1995/1996
Sist. Alimentação: MPFI

regulagem da marcha lenta

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 22 Jun 2007, 19:54

Sem querer polemizar, mas já polemizando... :lol:

O Mestre Carlos, que com certeza tem um conhecimento estraordinário sobre Monza, descreveu o procedimento para uma boa regulagem da marcha lenta.
Só cometeu um pequeno engano, provavelmente na hora de colocar no 'papel' as instruções.
O parafuso que regula a abertura da borboleta é o parafuso de 'ar', visto que uma maior ou menor abertura da borboleta vai definir a quantidade de ar que, vindo do coletor de admissão, passará pelo tubo venturi do carburador e irá para o cilindro que estiver em tempo de admissão.
Como na marcha lenta o fluxo de ar no venturi é insuficiente para sugar gasolina, entra só ar por ele.
Paralelamente, um circuito construido só para o funcionamento da marcha lenta desvia uma parte do ar do venturi. Esse ar arrasta consigo algum combustível, que será descarregado num furo perto da borboleta (onde tem o parafuso de regulagem da mistura) e em outros furos um pouco acima, que funcionam na aceleração intermediária, qdo se acelera o motor ligeiramente acima da marcha lenta.
Então, girando-se o parafuso da mistura, que fica na base do carburador(ele tem a ponta afilada, e nunca deve ser apertado com força até o final, sob pena de se danificar a ponta ou a sede onde ele encaixa) no sentido dos ponteiros do relógio, restringe-se a quantidade de mistura ar/combustível da marcha lenta.
Por consqüência, qdo mais para dentro estiver o parafuso (sentido horário),bmais pobre a mistura, e mais econômica a marcha lenta.
Se o parafuso da mistura chegar ao batente e o motor continuar funcionando, existe algo errado, pois está entrando gasolina por outro caminho.

Se um motor carburado tiver marcha lenta boa, mas falha a 1500 rpm, por exemplo, pode-se ir direto aos 3 furinhos da base do carburador.

Abraços 8)
Luiz Carlos (Rio)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor dedehulck » 23 Jun 2007, 01:13

eu dfraguei como funciona ..

mas tipoo ele ta a 10000rpm certo
so que eu acelero o carro