Motor 2.1 Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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Arte Visual
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Motor 2.1 Monza

Mensagempor Arte Visual » 20 Set 2008, 00:28

Boa Noite Monzeiros.

Estou na fase final de montagem do meu motor, que é um motor 1.8 original gasolina do Monzão Tubarão ano 91, pois bem, agora ele está com o virabrequim do Monza 2.0, pistão do Monza 2.0 alcool, e bielas do meu motor 1.8, foi aberto as camisas do bloco para colocar os pistões do 2.0, e feito retífica no cabeçote, também estou colocando um 4x1 e um carburador 3e, com isso estou passando meu motor do 1.8 para 2.1, uma boa melhora, e sem contar que estou com o meu bloco do 1.8 na qual está a numeração do motor que está cadastrado no documento, porém ele vai ficar com um pouco mais de potência, e futuramente um comando médio para não ficar embaralhando na marcha lenta, em breve colocarei fotos do meu motor finalizado ok, até breve pessoal.
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor RicardoDS » 20 Set 2008, 10:39

Muito bom!
Só fiquei com uma dúvida, você tem certeza que ele vai pra 2.1?
Pistão do 2.0 + bielas do 1.8 (que são iguais ao 2.0) + vira do 2.0 = 2.0 e não 2.1. Para ir para 2.1 precisaria de pistões acima de 87mm.

:smt023

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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor Carlos A. Freire » 20 Set 2008, 18:04

Para ter cilindrada superior ao do 2.0L, deveria ter diâmetro de pistão maior ou curso de pistão maior. Trocando bielas (maiores ou menores), não se altera curso, altera apenas o R/L, quem dá o curso é o virabrequim.
Com pistão do Monza 2.0 e virabrequim também do Monza 2.0, está colocando os valores do Monza 2.0. A biela não tem diferença entre motor 1.8 e 2.0, a diferença é de motor até 1986 (biela longa) e a partir de 87 (biela curta). Mas longa ou curta, neste caso entendo que só mudaria a faixa de trabalho do pistão em relação a altura.
Para o cálculo de cilindrada temos a seguinte fórmula:

CT= D². ¶. C. Nº / 4

CT= Cilindrada total
D = Diâmetro do cilindro
C = Curso do pistão
¶ = 3.14
Nº = número de cilindros
/ 4 = resultado da multiplicação, dividido por 4

Se eu estiver errado, me corrijam por favor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor TheRipper » 20 Set 2008, 18:38

Carlos A. Freire escreveu:...diferença é de motor até 1986 (biela longa) e a partir de 87 (biela curta)...


Carlos, creio que seja o contrário, os antigos usavam bielas mais curtas.

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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor Arte Visual » 20 Set 2008, 22:56

Boa Noite Carlos.

Não sei dizer certamente se vc está certo ou não, devido a minha inexperiência, na verdade quem falou que ficaria 2.1 foi um amigo meu que está fazendo esta montagem do motor, ele é um mecânico aqui na qual trabalha com preparação de motores, tanto turbo como aspirados, e ele disse que iria fazer meu carro ficar 2.2, mas não deu certo porque o bloco do vectra 2.2 é um dedo mais alto, e iria colocar os pistões do 2.2 também, como não deu devido o bloco ser mais alto, ele optou em colocar as peças do 2.0, sei que tivemos que mandar abrir as camisas para os pistões, usamos as mesmas bielas do meu motor 1.8, trocado o virabrequim 1.8 para 2.0, e os pistões 2.0 são alcool, para ter uma taxa de compressão maior, e feito retífica no cabeçote, porém não sei dizer o que foi feito no cabeçote, agora o motor já foi montado, e vamos montar ele no carro na segunda-feira (22/09) segue algumas fotos agora na segunda pergunto para ele para saber como explicar para vc como ele vai conseguir fazer o meu 1.8 virar 2.1 ok.


Motor Montado com os pistões 2.0
Imagem
Pistão montado com bielas 1.8
Imagem
Detalhe da caixa dos pistões, onde tem a medida dos pistões
Imagem
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor RicardoDS » 21 Set 2008, 01:50

Arte Visual escreveu:e iria colocar os pistões do 2.2 também, como não deu devido o bloco ser mais alto

Pistão do 2.2 é igual ao pistão do 2.0, ambos de 86mm.

Seu motor será 2.0, pistões de 86,50mm (2.0 sobre-medida).

Para seu motor ser 2.1 e continuar utilizando esse bloco, a única opção que tenho em mente seria a adoção dos pistões do motor 2.4, 87,50mm (se não estou enganado).

:smt023

RenatoSR

Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor RenatoSR » 22 Set 2008, 09:34

Arte Visual escreveu:Boa Noite Monzeiros.

Estou na fase final de montagem do meu motor, que é um motor 1.8 original gasolina do Monzão Tubarão ano 91, pois bem, agora ele está com o virabrequim do Monza 2.0, pistão do Monza 2.0 alcool, e bielas do meu motor 1.8, foi aberto as camisas do bloco para colocar os pistões do 2.0, e feito retífica no cabeçote, também estou colocando um 4x1 e um carburador 3e, com isso estou passando meu motor do 1.8 para 2.1, uma boa melhora, e sem contar que estou com o meu bloco do 1.8 na qual está a numeração do motor que está cadastrado no documento, porém ele vai ficar com um pouco mais de potência, e futuramente um comando médio para não ficar embaralhando na marcha lenta, em breve colocarei fotos do meu motor finalizado ok, até breve pessoal.


Sera que nao enfraquece demais as paredes do bloco com essa abertura?

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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor Arte Visual » 22 Set 2008, 17:11

Boa Tarde Caros Monzeiros.

Motor montado, pintura concluída, agora só falta colocar o motor e botar o bicho para funcionar, agora quanto a pergunta se ele será 2.1, meu amigo mecânico (Fernando - PointCar) que está montando tudo disse que os pistões são 0,50 m.m maiores que os 2.0, são pistões 2.0 porém com dimensão maior, com isso a cilindrada do motor aumenta por isso que ele será 2.1 ok, em breve fotos do motor montado no carro.
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor Galbiruts » 22 Set 2008, 17:25

RicardoDS escreveu:Para seu motor ser 2.1 e continuar utilizando esse bloco, a única opção que tenho em mente seria a adoção dos pistões do motor 2.4, 87,50mm (se não estou enganado).

Foi isso q eu fiz no meu monzão, usei pistões da blazer 2.4 pra beirar as 2100 cilindradas...!! :smt077
Estou com um novo projeto em mente de pegar o bloco do vectra 2.2/2.4 usar o virabrequim do 2.0,
bielas mairoes de 153mm so nao me lembro qual agora e tbm nao sei se essa é a medida certa rsrs, e usar pistões de 88mm q acredito eu viraria um 2.2 girador com boa R/L :D
Mais vai demorar ainda...
Alias agora q to andando só no coletor do 4x1todo mundo para do lado e pergunta se o motor
realmente é de monza, e vivem me provocando pra acelerar, ninguem nunca ve um monza preparado mais quando ve fica alucinado ou com inveja né...!!! :D

Boa sorte no projeto ai camarada depois coloca uns videozinhus pra gente apreciar rsrs!!!
Abraços!!!
Monza 2.0 Turbão...!!!

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Malagoli
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Re: Motor 2.1 Monza

Mensagempor Malagoli » 22 Set 2008, 20:29

hehe.. o caixote do Galbiruts ninguem segura, esse aspirado ai ta ...!
eu ainda quero fazer algo do tipo... só que tenho medo de mais do consumo aumentar exageradamente :(

Galbiruts, o seu faz quanto por litro? 1? 2? hehe.. pelo tanto que o bicho ronca, isso aí deve ser longe de economico hehe
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