MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

bomba de oleo

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

bomba de oleo

Mensagempor sergio galindo » 03 Jul 2010, 19:46

ola pessoal?estou com um problema quando dou a primeira partida no meu monza faz um barulho estranho parece que a bomba de oleo ta fraca parece que força para puxar o oleo demora para apagar a luz do oleo, como faço para trocar a bomba de oleo em casa?eu mesmo mexo no meu carro nao gosto de levar no mecanico tenho ciumes do meu monzão alguem pode me ajudar?
sergio galindo
Membro GL (Ní­vel 2)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1987/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bomba de oleo

Mensagempor Rafaelo » 03 Jul 2010, 21:01

esse tipo de problema nao nescessariamente seja a bomba com problemas e sim seus derivados. pode ser filtro saturado, oleo grosso e sujo de mais, e principalmente pescador intupido por borra.

antes e comprar uma bomba faça essa manutenção basica, trocando de oleo,filtro,limpeza de carter,juntas só assim pra saber mesmo se a bomba foi pro pau, qual a kilometragem desse motor? uma bomba e pra durar mais de 200,000 sem apresentar desgaste.

sobre o barulho o oleo nao ta subindo a tempo e fazendo bater os tucho...
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 04 Jul 2010, 09:09

Meça a pressão do óleo no sistema, mas o ideal seria fazer isso com o motor frio, assim saberia o comportamento na partida, ma o que pode estar acontecendo também é que o óleo está escorrendo pelas galerias a noite deixando o sistema seco pela manhã, por isso o óleo demora a subir, se for este o caso colocar um potinho de B-12 resolve.
Agora no CHEVROLEIROS.COM
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor sergio galindo » 04 Jul 2010, 10:08

galera, valeu pela dica mas eu ja fiz isso limpei o pescador, limpei o carter ,troquei o filtro coloquei um b12,e mesmo assim continua o barulho,e um barulho tipo de quando se toma um refri de canudo, e se poe o canudo no fundo da lata e puxa nao vem nada, o nivel do oleo ta bom, porque olho toda vez q ligo o monzao ,o q sera isso em galera...........
sergio galindo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor guilherme sedan » 04 Jul 2010, 10:36

bomba ....antes faça o seguinte entaum....compre acho q no carrefour ou auto peças vende tambem...e um produto dos estados unidos ele serve para lavar o motor internamente..certo..custa uns 27 reais ,,vc pega esse produto joga dentro do motor ..e liga o carro por uns 10 minutos em marcha lenta ..sem acelerar só marcha lenta ..depois disso retire o oleo ...e complete com oleo novo.....pronto ta zero.....esse produto lava motor internamente tira borra ..entupimentos...etc....

eu faço restauraçao de carro ....sou mecanico tambem me formei gora ...
HJ O DIA TA NUBLADO O SOL TA QUERENDO SAIR ,ESSA NOITE
PENSATIVO EU NAO CONSEGUI DURMI PENSANDO IMAGINANDO BOLANDO UM GRANDE PLANO ...DETALHES DE TODOS CANTOS DA CASA DO COREANO .......

MC KAUAN......

.............
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

Monza: Sedan Classic 500EF
Ano/Modelo: 1985/1986
Sist. Alimentação: Carburador Simples

Mensagempor guilherme sedan » 04 Jul 2010, 10:39

pelo fato e entupimento dos dutos ...ou bomba .......como vc nao gosta de levar nesses macanicos .......tudo serviço porco faz em casa ...ou leva no posto de gasosa ..só para retirar o oleo mas facilmente com akelas makinas de sugar.....abraços depois fala se deu certo...da tempo de comprar ainda hein...10 da manha rsrsrs
PENSATIVO EU NAO CONSEGUI DURMI PENSANDO IMAGINANDO BOLANDO UM GRANDE PLANO ...DETALHES DE TODOS CANTOS DA CASA DO COREANO .......

MC KAUAN......

.............
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor guilherme sedan » 04 Jul 2010, 10:39

pelo fato e entupimento dos dutos ...ou bomba .......como vc nao gosta de levar nesses macanicos .......tudo serviço porco faz em casa ...ou leva no posto de gasosa ..só para retirar o oleo mas facilmente com akelas makinas de sugar.....abraços depois fala se deu certo...da tempo de comprar ainda hein...10 da manha rsrsrs

MC KAUAN......

.............
guilherme sedan
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor lobo2 » 04 Jul 2010, 11:38

Só por curiosidade... Qual a marca do filtro que está usando no carro?
Eu andei fazendo uns testes com diferentes marcas de filtro de óleo e percebi que a válvula que impede que o óleo volte para o cárter (válvula de retenção) de algumas marcas de filtro são melhores que de outras. E alguns nem válvula tem...
Por exemplo, com a marca X o carro pega e depois apaga a luz de óleo na primeira partida, depois de dias parado. Com a marca Y, ela apaga antes mesmo do carro pegar... Independente da temperatura do dia e usando sempre o mesmo tipo e marca de óleo e na mesma quantidade.
Imagem
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Combustível: Gasolina

Mensagempor Rafaelo » 04 Jul 2010, 11:40

qual foi a proporção usada de B12? B12 puro e feito mel duro e nao pode ser colocado em demasia senao deixa grosso demais o oleo
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 04 Jul 2010, 22:35

Reiterando, mediu a pressão do óleo no sistema?
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Mensagempor sergio galindo » 05 Jul 2010, 18:45

rafaelo,entao ,eu usei o frasco todo so q o barulho ja vinha antes eu acho q a bomba ta fraca mesmo o barulho e de pareçe q nao tem oleo no carter so q e estranho poque eu olho sempre o nivel antes de ligar, sabe o barulho de quando se ta bebendo algo de canudo e da aquela puxada e nao vem nada so o barulho mesmo , e desse jeito e rapido para o barulho e apaga a luz do oleo, to quase comprando a bomba e trocando em casa e dificil......
sergio galindo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 05 Jul 2010, 19:03

Reiterando, mediu a pressão do óleo no sistema? Não compre a bomba antes disso, para trocá-la vai ter que tirar a correia do ar, do alternador, do comando, tirar a polia do virabrequim, tirar o coletor de escapamento, o cárter, o pescador do óleo e colocar um retentor da bomba novo.

Mais uma coisa no meu Hatch uma vez troquei a bomba, e como tenho manômetro, ele acusou que a nova (paralela) era pior do que a velha (com 230.000km), no fim tive que recolocar a velha novamente.
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Mensagempor lobo2 » 05 Jul 2010, 19:21

Isso é pouco provável, mas em todo caso... Esse carro seu não teve o carter trocado alguma vez por estar amassado? Não foi um monza, mas já vi acontecer de amassar o carter, entortar o pescador da bomba e o cara que trocou o carter não perceber... Ai mesmo com o óleo no nível o carro tinha problemas de lubrificação... E era um sintoma semelhante. De manhã o carro demorava a apagar a luz de óleo. Como depois da primeira partida o sistema carregava, durante o dia não dava mais problema.

Mas, realmente, como MonzaClub20EFICHZ disse, para resolver isso o primeiro passo é medir a pressão de óleo.
Imagem
lobo2
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Combustível: Gasolina

Mensagempor sergio galindo » 05 Jul 2010, 21:36

nao e so tirar o carter o defletor o coletor,nao troca ela por baixo .........
sergio galindo
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 06 Jul 2010, 08:26

Não, é como falei antessó sai se tirar pelo eixo do virabrequim é ligado ali!
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Próximo

Voltar para Motor & Mecânica interna