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Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.

Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM ALDL

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 15 Ago 2010, 11:09

Depois de 1 anos e meio de testes e pausas para aprender e refletir, agora temos um Scanner Automotivo de Diagnóstico para Monza e Kadett EFI.

Poderá funcionar também para toda a linha GM que usou o conector ALDL, bastando então saber qual é o pino terra e qual o de dados, Pode ser (Vectra, Omega, Blazer, S10, Corsa, Astra, e Calibra)

Os requisitos para funcionar são:
Windows: 95, 98, 98SE, Me e XP (Não funciona em Vista e 7 (Seven).
Uma porta Serial – COM nativa, não sei se funciona nestas via USB!

Baixar os Softwares Freewares freewares (Grátis-Livre)
O qual baixei em http://andywhittaker.com/ECU/FreeScan/t ... fault.aspx
ElanScan em http://members.lycos.co.uk/mcnica01/M100_ALDL.html

Para os outros carros podem tentar também o AutoScannerOpel que o Monzeiro sdr em Qui, 05/08/2010 - 12:11 PM disponibilizou o link
http://minsk555.narod.ru/opel.htm (clicando em SoftWare DownLoad ??????? ?????????).
(Não é em Russo é em Inglês como os demais)

Os 12 parâmetros que são obtidos no Rochester Multec 700 (Monza e Kadett)

Parâmetro O que é Qual Software e modo
TPS voltage Voltagem do sensor de posição do acelerador ElanScan
Throttle % Posição do acelerador % ElanScan e FreeScan ambos modos
Manifold press – bar Pressão do MAP sensor pressão absoluta em Bar ElanScan
Coolant temp. - ºC Temperatura da água no motor ElanScan e Free Lotus Elan M100
IAC position Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - atuador lenta – ElanScan e Free Lotus Elan M100
Air/fuel ratio Razão de admissão Ar/Combustível ElanScan e Free Lotus Elan M100
Knock counter Contagem de pré-detonações ElanScan
Knock retard Retardo da pré-detonação ElanScan
Air flow Fluxo de ar – Volume de ar admitido FreeScan modo GM 410B
Integrator Integrador - ???? FreeScan modo GM 410B
Injector Base PW Potência de base do Injetor? FreeScan modo GM 410B
Spark Timing Avanço da ignição FreeScan modo GM 410B

Na verdade existe mais um, mas como vem com o nome errado, não sei o que é, vejam nos gráficos item Start water temp, que não tem nada de temperatura, mas sim com a potência do motor.

O esquema eletrônico para o cabo é o seguinte:
Imagem

Esquema obtido em http://www.scribd.com/doc/487929/GM-819 ... -Interface

Lembrando O conector ALDL tem esta configuração:

Imagem

Foto dele:

Imagem


A função dos terminais é:

A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.

Traduzindo:

Ligue o cabo do scanner montado GND no terminal A do ALDL (no meu caso fio cinza (preto junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado +12V no terminal positivo do acendedor de cigarros (fio laranja/vermelho junto ao circuito)
Ligue o cabo do scanner montado DATA no terminal M do ALDL (fio amarelo)

Fotos do Scanner Montado
Imagem


Imagem


Imagem


Precisamos ajustar porta serial para BAUD 2400 painel de controle.

Instalamos e carregamos os programas.

Dica: se por acaso quando ligarem o cabo e o motor, o ponteiro do mouse enlouquecer, é que o Windows identificou o cabo do scanner como um mouse, desative o indo em painel de controle -> sistema -> Hardware -> Gerenciador de dispositivos -> mouse e desative o mouse "extra" que ele inventou para mim apareceu no XP como mouse serial analógico.

Usando o FreeScan

Na aba Control selecionamos a porta COM1 (ou a que usar)

Ainda a aba control no campo operation mode selecionamos - Interact

Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)

Clicamos no botão START e FORCE DATA
Deve começar a mandar dados visível nos campos Bytes send e Bytes receive
(no modo Lótus Elan é mais difícil interagir, insistir até funciona o modo 410B é mais fácil de interagir)
No campo CVS Logging clique em start
Para ver os dados, clique na aba engine data, veja apenas os parâmetros informados acima, os demais não fazem sentido.


Usando o ElanScan

Clique em Setup
Acerte a porta COM
Ligamos o motor do carro (chave ligada e motor desligado não funciona, só funcionando mesmo)
Aperte start talking (se der erro, acerte novamente a COM, as vezes ele se perde e desmarca a COM1)
Aperte start logging

Quando terminar a captura pressione os 2 stops
E depois clique no ícone do Excel que todos os parâmetros serão exportados (mas só veja aqueles que citei acima)

Componentes para construir
Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
3 resistores de 10 k ohms
Uma chapa de circuito para testes linear
1 diodo 1N4148
1 Conector RS232 – DB9
1 Conector para acendedor de cigarros
1 Fio Amarelo
1 Fio Cinza
1 Fio Laranja
1 Fio com malha interna de 3 ou mais fios internos
1 Caixa para guardar o circuito

Dados Gráficos obtidos pelo LOG

Pelo Software ElanScan
(a linha de base é tempo em segundos para todos os gráficos do ElanScan)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Pelo Software FreeScan modo 410B
(a linha de base não é tempo mas número da amostra mas pode ser considerada tempo, para todos os gráficos do FreeScan)

Andando na rua.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Parado na Garagem, acelerando

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Podem verificar que todos os gráficos (feitos no Excel pelo log) são coerentes com a posição do acelrador, ou seja a exigência do motor.

Aproveitem, já que isso não existe mais para vender!

Caso percebam algo estranho avisem!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 15 Ago 2010, 11:12

Moderadores por favor encerrem o tópico de contrução do scanner!
viewtopic.php?f=14&t=7886&start=0&hilit=scanner+diagn%C3%B3stico

Aquele está encerrado, merecia um novo, as questões serão neste, até porque este local é mais adequado agora!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor danilo-sn » 15 Ago 2010, 13:08

achei muito dificil, mas c vc quiser fazer um pra mim e me mandar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor lc_ss » 15 Ago 2010, 14:58

Muito bom! Tá de parabéns pelo projeto. Construirei o meu me breve.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 15 Ago 2010, 15:49

Mais um dado, no FreeScan no modo 410B o dado do barometer reflete o MAP, e com menos ruído do que no Manifold press (abs). - bar do ElanScan, mas por algum motivo este dado não é logado, por isso me esqueci dele acima.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 17 Ago 2010, 07:50

ESQUEMA LEIGO

Imagem

Clique para ampliar e imprimir!

danilo-sn escreveu:achei muito dificil, mas c vc quiser fazer um pra mim e me mandar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs.


Pessoal, acho que não entendenram o espirito da coisa, agora que temos um scanner funcional precisamos comparar os dados obtidos entre os carros para verificar anomalias e termos uma referência, vou refazer os gráficos com o carro parado em lenta 10 segundos e depois ir subindo 10% até onde der a posição do acelerador mantendo 10 segundos, para que tenhamos um fator de comparação fácil de usar.

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Transistor – 2 - 2N2222A ou 2N3904- Transistor de uso comum NPN para Q1 e Q2
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor gustavo_psouza » 18 Ago 2010, 14:39

MonzaClub20EFICHZ Parabéns pelo projeto, e parabéns também para todos que estão ajudando, me candidato a ajudar, vou montar o scan no fds e tentar usar meu note que não tem porta serial, mais eu tenho um adaptador, vou testar e postar aki os resultados, acho legal a idea de consolidarmos os dados, quem sabe podemos montar um formulário para que os colegas insira os dados e conseguimos visualizar um relatório isso de forma geral, porem precisamos da ajuda de todo para que insira os dados e faça os teste de forma correta.
Abcs
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor dbzronaldo » 18 Ago 2010, 18:08

nos itens não foi dito qual o cabo pra usar para monstar o scaner.

tem q ser em um notebook né? pq meu pc fica dentro do quarto. rsrsrs
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 18 Ago 2010, 18:38

dbzronaldo escreveu:nos itens não foi dito qual o cabo pra usar para monstar o scaner.

tem q ser em um notebook né? pq meu pc fica dentro do quarto. rsrsrs


Cabo Serial com esquema leigo mostrado logo acima, não precisa ser notebook, pode ser desktop, mas terá que fazer um cabo um pouco mais longo e no caso de desktop não dá para fazer o teste com o carro andando, mas parado não há nenhum problema!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 18 Ago 2010, 18:40

gustavo_psouza escreveu:MonzaClub20EFICHZ Parabéns pelo projeto, e parabéns também para todos que estão ajudando, me candidato a ajudar, vou montar o scan no fds e tentar usar meu note que não tem porta serial, mais eu tenho um adaptador, vou testar e postar aki os resultados, acho legal a idea de consolidarmos os dados, quem sabe podemos montar um formulário para que os colegas insira os dados e conseguimos visualizar um relatório isso de forma geral, porem precisamos da ajuda de todo para que insira os dados e faça os teste de forma correta.
Abcs

Essa é intenção, aguardamos os dados! Até porque não sei se o meu poderá ser considerado padrão!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor dbzronaldo » 18 Ago 2010, 18:59

pelo q eu vi nas imagens ele não vai ser plugado na central da ingeção eletronica?
esta correto minha duvida?
abrass
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 18 Ago 2010, 19:51

dbzronaldo escreveu:pelo q eu vi nas imagens ele não vai ser plugado na central da ingeção eletronica?
esta correto minha duvida?
abrass

Sim no conector ALDL da ECU (central da injeção eletrônica) é o mesmo conector que usamos para ativar o código lampejante, mas usando o pino A e M em vez do A e B (que colocamos em curto para ativar o código de anomalia).

Não faça curto entre A e M por favor! Precisa usar o cabo acima descrito!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor dbzronaldo » 19 Ago 2010, 09:05

rsrr, da na mesma, eu sou leigo nisso.
não intendo absolutamente nada de eletronica.

alguem aki vai se disponibilizar eu fazer esses scaner pra vender pra gente?
pq eu é sem chance de conseguir fazer um, rsrsrs
quando q sai em media um kit desse?
abrass
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor danilo-sn » 19 Ago 2010, 11:16

sera q isso funciona como um scanner de oficina ou só vai ficar mostrando resultados?!

eu tbm nao tenho vontade de fazer um treco desse nao, vai q eu soldo alguma coisa em lugar errado ai eu acabo queimando a central.

abs.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 19 Ago 2010, 22:06

danilo-sn escreveu:sera q isso funciona como um scanner de oficina ou só vai ficar mostrando resultados?!

eu tbm nao tenho vontade de fazer um treco desse nao, vai q eu soldo alguma coisa em lugar errado ai eu acabo queimando a central.

abs.

Um scanner, mesmo de oficina, serve para avaliar o funcionamento do motor através de seus parâmetros, mas para termos estes parâmetros precisamos fazê-lo em vários carros para termos um padrão, depois disso, podemos começar a avaliar as anomalias!

A outra função de um scanner é a indicação de código de erros, mas isso fazemos ativando o código lampejante.

A junção dos dois, os erros mais a análise gráfica de padrões vai levar ao diagnóstico do problema, por exemplo sensor MAP fora dos padrões, Sensor da borbleta falhando, etc...

Quanto a montagem, se tiver medo, peça para alguém montar (qualquer eletrônica) com base nos esquemas que disponibilizei.

Quanto ao custo, as peças eletrônicas não chegam a dar R$ 20,00, os mais caros são o circuitinho linear, a caixinha e os fios!
Como comprei faz uns 18 meses atrás, chuto R$ 45,00 para fazer tudo, no máximo mesmo!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor danilo-sn » 20 Ago 2010, 12:24

entao ele só vai mostrar as coisas em graficos? nao tem aquele igual scanner msm q ja diz o q ta ruim tipo o kaptor.

abs.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 20 Ago 2010, 13:33

Não aparece em gráficos, aparece em números na tela do programa, uma vez tirado o log, podemos fazer gráficos com o Excel.

O código da anomalia sai pelo código lampejante e não pelo scanner, para isso nem precisa do Kaptor!

Mas muitos problemas não geram erros para a central, por isso a importância do scanner para analisar o funcionameno do motor.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 21 Ago 2010, 20:48

Analisando mais profundamente os gráficos e a situação real, verifiquei que os dados relacionados a Posição do Acelerador em % na verdade estão mostrando a RPM do motor com um fator de correção de 57,5 (multiplicar valor por).
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 22 Ago 2010, 22:20

Após mais análises gráficas e mantendo algumas variáveis fixas temos o seguinte quadro:

Real - Parâmetro - O que é - Qual Software e modo
Avanço da ignição - Knock retard - Retardo da pré-detonação - ElanScan
Avanço da ignição - Spark Timing - Avanço da ignição - FreeScan modo GM 410B
Consumo Air/fuel ratio - Razão de admissão Ar/Combustível - - ElanScan e Free Lotus Elan M100
Contagem de pré-detonações - Knock counter - Contagem de pré-detonações - ElanScan
MAP - Mainfold press – bar MAP com ruído - sensor pressão absoluta em Bar - ElanScan
MAP - IAC position - MAP limpo obtido por - atuador lenta - ElanScan e Free Lotus Elan M100
MAP - Integrator - MAP com ruído - FreeScan modo GM 410B
MAP - Barometer - MAP mas não tem LOG - FreeScan modo GM 410B
MAP - Start water temp - MAP limpo e sem ruídos - FreeScan modo GM 410B
Potência de base do Injetor? - Injector Base PW - Potência de base do Injetor? - FreeScan modo GM 410B
Pressão ambiente - Barometer - O valor da pressão ambiente ao ligar o motor - ElanScan
RPM - Throttle % - RPM do motor multiplicar por 57,5 - ElanScan e FreeScan ambos modos
Temp - Coolant temp. - ºC - Temperatura da água no motor - ElanScan e Free Lotus Elan M100
TPS - TPS voltage - Voltagem do sensor de posição do acelerador - ElanScan e Free Lotus Elan M100
TPS - parecido - Battery Volts - Parece muito com TPS Volts - FreeScan Lotus Elan M100
Voltagem Bateria - Engine run time - Parece ser Voltagem Bateria testar ligando tudo - ElanScan
Volume de ar admitido - Air flow - Fluxo de ar – Volume de ar admitido - FreeScan modo GM 410B
VSS - Flags 55 - Indica o funcionamento do VSS mas é binario - ElanScan
Mede cambio acoplado com motor (giro igual)

Coloquei bem tabulado mas não funciona!

Ainda tenho alguns parâmetros a fixar e localizar os dados:
Qual é o cut off ou tempo de injeção - deixar entrar o cut off acima de 60 km/h
Conferir se Engine Run é mesmo voltagem bateria ligando tudo e vendo a queda da tensão em números.
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 23 Ago 2010, 18:54

A técnica do método científico onde deixa-se todos os parâmetros inalterados e varia-se apenas um está dando certo, confirmado mais dois parâmetros

Voltagem da bateria - sai do item Engine run time, que para dar o valor em Volts divide-se por 10.

Voltagem do Potenciometro do CO - sai do item Spark Advance, que para dar o valor em Volts divide-se por 18,21.

Ainda falta o teste com motor quente e ligando o código lampejante o avanço do ponto trava para ser regulado, então isto pode ser mapeado nos gráficos.

E o teste do cut off que zerará a variação dos parâmetros de tempo de injeção e razão de ar/combustível
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor danilo-sn » 24 Ago 2010, 11:29

entao vai ter q ficar fazendo esses calculos sempre q for ver alguma coisa?
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 24 Ago 2010, 23:12

Mais ou menos, estou elaborando uma planilha no Excel que capturará os dados exportados os ajustará e dará os valores corrigidos com os nomes corretos
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 27 Ago 2010, 22:05

Gente estou precisando de ajuda nos valores médios de alguns parâmetros para ajustar a tabela final

Qual o tempo de injeção médio para o motor em lenta? Qual o tempo máximo? (dado saí do FLAGS 12 do EllanScan)

Qual o comportamento gráfico do atuador da lenta? Ele deve ser alto com o motor frio e reduzir ao aquecer o motor, além de óbvio se ajustar aos parâmetros médio do MAP?

Qual o comportamento gráfico do avanço da ignição com rotação e o vácuo, seria semelhante ao gráficos de carburados?


Já estão perfeitos e ajustados inclusive valores:

Sensor de Posição da Borboleta - TPS - em Volts

Sensor de Pressão Absoluta - MAP - em Volts e em mmHg

Voltagem do Potenciômetro do CO - em Volts

Voltagem da Bateria - em Volts

Temperatura do motor - em ºC

Rotação do Motor - RPM

Indicação de funcionamento do sensor de velocidade - VSS - Parâmetro Binário, atuando ou não, não localizei um parâmetro que desse o valor numérico, mas é usável.

Falta só as questões acima para disponibilizar a planilha Excel de conversão final!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 31 Ago 2010, 23:08

Feito! Pronto! Concluído!

Depois de mais de 100 horas gastas na programção e interpretação dos dados do ElanScan o interpretador de dados está concluído, deu muito trabalho de programação para que ficasse simples o uso.

Multec700Scan.xls no linck http://www.mandamais.com.br/download/puu53182010225923

Também percebi que não encotrava o sinal de velocidade porque o fio havia escapado, ou seja foi o primeiro diagnóstico dele!

Importação automatica!

Gráficos automáticos!

Parâmetros ajustados com todas as instruções na versão 1.0 do interpretador de dados do ElanScan para Rochester Multec 700 Monza e Kadett

Agora é só montar divulgar e usar!!!!
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Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware outros GM

Mensagempor dbzronaldo » 31 Ago 2010, 23:11

legal.
parabéns......

xD
quantoa vai sair um kit desse?
vai dar pra fazer?
xd
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