MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Módulo rei do distribuidor

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Módulo rei do distribuidor

Mensagempor Gustavo Turolla » 28 Jul 2008, 14:31

Meu carro andou dando uns estouros(queima de combustível no escapamento) acompanhados de perda de força(corrente cortada). Logo, detectou-se falha na bobina do distribuidor(estava torrada) e no módulo. Ambos foram substituídos mas ontem no fim da castello branco o carro parou e eu vim pra casa no canguru. Foi o módulo(novo) que já estragou. Um Delphi custa mais de 200 reais, enquanto o MTE custa 85. No momento infelizmente não aguento pagar o Delphi e mandei instalar um MTE, que não deve me trazer problemas.
Mas eu quero saber o que está acontecendo para estragar tanto módulo. Estou saindo agora pra levar o carro a um eletricista e ver se o regulador de tensão não está soltando muita força e queimando tudo, mas o que mais pode causar isso?
Queria resolver o problema de uma vez por todas.
Obrigado, abraços
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Re: Módulo rei do distribuidor

Mensagempor Carlos A. Freire » 28 Jul 2008, 15:57

Se não colocar o módulo HEI Delphi (original GM), ainda vai ter muitas dores de cabeça. Por experiências com amigos que utilizaram módulo HEI de outra marca só tiveram problemas até colocar o Delphi e, no fim acabaram por gastar mais para resolver este problema. As vezes é preferível gastar os R$200,00 só uma vez, do que R$80,00 várias vezes e por fim ter que pagar os R$200,00 na peça de boa qualidade.
O módulo HEI tem que aguentar sua própria caloria e, ainda suportar o calor do motor. Se a peça não for de boa qualidade, não vai aguentar.

Queima do módulo HEI:

- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
- Bobina de alta tensão com fuga ou em curto
- Bobina impulsora em curto
- Vazamento de alta tensão
- Falta de pasta térmica na instalação do módulo HEI

Fique atento, bobina impulsora sem isolamento ou com mal contato, pode inflenciar na análise do problema e, o módulo HEI pode ser trocado sem necessidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Gustavo Turolla » 28 Jul 2008, 17:39

Antes de mais nada, muito obrigado por todos os esclarecimentos. Fica claro que você sabe do que está falando e o auxílio de alguém assim é inestimável e sempre bem vindo.

Infelizmente, como já citado, no momento eu não posso pagar uma Delphi embora preferisse indiscutivelmente a instalação desta. Pelo menos meu carro está andando novamente(espero que por bastante tempo), já que para a compra do módulo melhor ele ficaria encostado por algum tempo e é muito importante no meu dia-a-dia.

A peça foi substituída após teste. O carro não ligava, instalaram um módulo novo e ligou.
Espero que não houvesse nada errado além dele, no qual foi possível observar a ausência de pasta dissipadora térmica(o que pode ter causado a queima, já que o carro estava em regime alto a cerca de uma hora quando ocorreu) e havia também um cabo com folga na bateria, que pode ter deixado o alternador sem referência e causado um pico que pode ter queimado o módulo.

Carlos A. Freire escreveu:Queima do módulo HEI:

- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
- Falta de pasta térmica na instalação do módulo HEI

Como posso testar as quatro primeiras causas citadas? Sou leigo no assunto mas gostaria de saber o que posso fazer para checar se algo está ocorrendo.

Novamente muito obrigado,

Abraços

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Marcel Murai » 28 Jul 2008, 18:42

Só complementando oque o Carlos disse, verifique também o aterramento.
Já passei a desagradável experiencia, também na Castello Branco. :smt011 Estava na faixa da esquerda aí do nada à 120KM/h apagou o contagiros. E o carro começou a perder velocidade, seguido de estouros no escapamento. Tive que fazer uma manobra suicida pra ir p/ o acostamento passando à frente de caminhoes. :smt010
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR

Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Carlos A. Freire » 28 Jul 2008, 21:07

Deve ser monitorado - com voltímetro do próprio painel, fique atento a grandes variações para cima, passando de 3/4 do marcador.

-

Tem que medir impedância entre os terminais (não tenho os valores corretos) e verificar se não tem condução do primário para o secundário. Um multiteste na escala de ohms pode ajudar.

A impedância é de aproximadamente 800ohms, verifique também se o enrolamento está exposto, sem isolamento.

Existem equipamento para isso, mas, a noite em uma garagem escura, com motor funcionando, abra o capô e verifique se tem vazamentos de alta-tensão, procurando por pontos ou linhas de tons azuis.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor TheRipper » 28 Jul 2008, 21:09

Colocando pasta térmica e observando os outros detalhes que o Carlos citou, esse módulo MTE vai durar bastante, essa marca não é das piores, pode ficar tranqüilo :smt023
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Hatch S/R 1.8
Ano/Modelo: 1986/1986
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor andre.nizer » 28 Jul 2008, 21:45

Boa noite a todos....

Eu tb tive alguns problemas com isso e ocorreu como a grande maioria do pessoal...
a 120Km/h na linha verde (avenida nova de CTBA) o carro apagou geral... fickei sem freios devido ao não funcionamento do veículo e acabei por mandar o freio de mão por espaço pois tive que segurálo aos pouco afim de evitar o travamento das rodas....

na volta pra casa tb usei o freio de mão... conclusão... Tambor empenado =(

Meu carro estava com o regulador de voltagem estourado, e por incrivel coincidência eu estava a caminho do mecânico quando o carro parou...

conclusão.

os bacanas da mecânica que nunca mais levarei apenas trocaram o modulo HEI e nem quiseram saber a origem do problema... e tb não me deram a opção de troca por um DELPHI (na época ainda dava pra trocar) e colocaram um sei lah o que....

após isso consertei o regulador de voltagem e dei o problema como solucionado..

porém após algum longo tempo, notei que o carro estava com problemas na partida... aparentemente o motor de arranque..

e MAIS UMA VEZ !!!! no caminho do mecânico... o carro PAROU !!

achei que era o arranque, mas desta vez ele dava sinal de partida...
então que comecei os testes... bateria OK, cabos de vela OK, bobina NADA...
legal, comprei um bobina DELPHI por 75,00, corri instalar e adivinha !!!!

não funcionou

dai me veio na cabeça o modulo HEI... mas dai chamei um amigo meu que por sinal eh um excelente eletricista que estava trabalhando fora da cidade e ele me confirmou.... era o MALDITO....
comentei o fato de ter sido trocado a uns 6 meses atrás... ele olhou pro carro e falou..

a sua bobina está dando fuga de corrente, por isso queimou o modulo e engasgava a partida...

eeeehhhh era só trocar o modulo HEI e a Bobina que estava pronto...

mas ao abrir o distribuidor descobrimos que a bobina impulsora estava tb com os contatos mal isolados pelos porcos dos ultimos mecânicos..

eeehhhhh adicionamos a bobina impulsora DELPHI + modulo HEI e pronto !!! estaria funcionando...

se

a maldita fuga de corrente ocasionada pela MALDITA bobina NÃO diagnosticada pelos porcos destruiu o imã do distribuidor em 4 partes, ocasionando...

a TROCA do Distribuidor...

mas dai a grana jah tinha ido embora nas peças.... e não achei distribuidor barato...
1.200,00.... 500,00 ...... 650,00....

até que achei um completo com Bobina impulsora + modulo HEI por 280,00 recondicionado a base de troca...

não sei qual a marca das peças que veio dentro... mas pelo preço não devem ser boas...

no entanto ainda tenho em casa pra evitar futuras dores de cabeça uma bobina impulsora DELPHI e um módulo HEI adicional... não é delphi, mas ajuda....

conclusão após a longa história...

veja a sua bobina URGENTEMENTE !!! antes que seu distribuidor TODO passe dessa pra uma pior...

abraços e agradeço a paciência na leitura... mas eh pra alertar a galera mesmo...

resumo

Bobina DELPHI= 75,00
distribuidor = 280,00 (base de troca)
Mão de obra = 50,00 (tá eu sei que não precisava pagar mão de obra.... mas eu tava numa SEGUNDA-FEIRA !!)

só espero que o modulozinho que esteja dentro do distribuidor aguente agora !

fui
andre.nizer

Mensagempor Gustavo Turolla » 28 Jul 2008, 22:24

Olha, tá repercutindo! hahaha acho que mais gente já teve problema com isso, pelo jeito!
Muito obrigado pessoal, tudo o que estou lendo é de grande valia!
Repito que não entendo nada, então escrevo o que ouvi e estou aprendendo.
Como dito, a bobina foi trocada e eu acho que é a bobina impulsora mas qual é essa bobina de alta tensão?

É Marcel, vc é de cerquilho deve estar cansado de pegar a castello. aliás, eu estava vindo pra botucatu de capivari e passei por aí. essa estrada aí de tietê tá um tesão (e eu espero que não tenha radar), minha viagem acompanhado pelo meu amigo eric clapton tava uma delícia a 150 com o carro frio, redondinho, pneus novos, tudo regulado, maior silêncio... até queimar a ... do módulo no fim da castello. quase cheguei. Nessas horas é bom estar em velocidade, o carro perde velocidade e vc tem mais tempo e segurança pra sair da pista.. se eu tivesse abaixo do limite, a 100 por exemplo, tava ... pra cair pro acostamento. como tava rápido, até perder velocidade tive muito tempo pra tentar "ressussitá-lo" e por fim jogar pro acostamento.
Ah, e os aterramentos estão OK :wink:
obrigado!

Bom Carlos, então já elimino a primeira possibilidade. Meu voltímetro do painel nunca passa dos 3/4.
Levarei o carro amanhã ao eletricista pra testar as bobinas com fuga/curto e estou indo agora lá na garagem pra procurar qualquer coisa azul debaixo do capô.
Muito obrigado 8)

Então Ripper, eu sempre ouvi falar bem de MTE salvo algumas peças em que meu eletricista prefere a Whaler, e espero que corra tudo bem.
Valeu

É André, vc num tem noção de quanto tempo eu fiquei tentando resolver o problema dos estouros... e parecia que o carro tava contra mim, pq cada mecânico achava uma coisa, "resolvia" e o carro ficava um tempo sem dar estouro. Aí voltava a dar e a "coisa" estava ok, daí achavam outra coisa e foi assim até acharem a bobina do distribuidor torrada! (Sim, até então os mecânicos em que levei se mostraram bastante incompetentes visto que não haviam notado esse problema e já tinham trocado o rotor do distribuidor)
Como minha bobina é nova, acredito que não haja nada de errado com ela. Mas amanha vou ao eletricista procurar por fugas ou curtos como o Carlos falou.
obrigado

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Gustavo Turolla » 28 Jul 2008, 22:58

Achei!
Tem uma linha azul luminosa intermitente entre a bobina e o suporte, aqui:
Imagem

Amanhã levo no eletricista.
Muito obrigado, Carlos
mas pode ter mais coisa, vou mandar checar as fugas ou curtos que vc citou.
abraços

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Marcel Murai » 29 Jul 2008, 08:17

Pois é Gustavo, por essas e outras eu ando com um Hei original de estepe no porta luvas Paguei 162,00. O do carro eh um MTE Thonson. jah faz 7 meses de uso.... :D To prevendo que ano q vem vai pifar... :lol:
A SP-127 eh um tapete! :D sempre convida a pisar :lol:
Eu adoro a Castello Branco, pena os pedágios caros. :(
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagempor Diego Paiva » 29 Jul 2008, 08:55

Já estou começando a ficar com medo.... eu já troquei o hei e a bobina. O hei coloquei delphi e a bobina bosch. Também já fiquei na estrada por culpa desses dois, heheheh.... liguei pro meu pai que foi me rebocando até chegar em Fortaleza, foram os 70km mais longos da minha vida.... demoramos quase 3 horas... também, 40km/h, ne? :roll:
Isso tem uns 3 anos, as peças trocadas ainda continuam perfeitas. Mas esta bobina impulsora nunca troquei!

Ontem tirei algumas fotos do distribuidor pro pessoal dar uma olhadinha e me falar onde fica a tal bobina. Se pelas fotos alguém notar algo anormal, por favor, avise, heheheheh!

Visão geral do distribuidor já sem a tampa:
Imagem

Essa pecinha branca tava meio suja, tava com um pó preto e os contatos meio oxidados, aproveitei que tava fora e dei uma limpada na peça e seus conectores:
Imagem

Mais fotos:
Imagem

Imagem

Valeu!!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor Gustavo Turolla » 29 Jul 2008, 09:10

Hahaha mas Marcel, tem ou não tem radar? Eu não vi nenhum, nem pardal...

E Diego, vamos esperar o Carlos pra dar um parecer mais profissional mas salvo engano tua bobina impulsora é aquela laranja ali e se isso se confirmar é melhor trocá-la pq a minha tava assim, laranja e torrada e isso com certeza prejudica bastante o sistema e põe o módulo em risco.

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Diego Paiva » 29 Jul 2008, 09:19

Que droga! Mais despesa :lol: Mas é assim mesmo, pelo monzão vale à pena.
É dificil de trocar essa bobina?

Valeu!

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Gustavo Turolla » 29 Jul 2008, 10:51

Olha cara eu acredito que não seja difícil não, mas o meu não fui eu quem trocou. Chato abrir o distribuidor, chave philips o cabo não deixa e minha chavinha 6 pega na bateria e não dá angulo pra rodar direito... tem q ser uma menor, eu num tenho.

Só completando aqui, esqueci de escrever pela manhã que já fui ao eletricista e ele me informou que o azul que vi entre a bobina e o suporte como não é forte e não dá faísca ou estalo deve ser proveniente de umidade, o que não duvido já que o motor foi lavado há cerca de 15 dias. Resolve-se deixando o carro um tempo com o capô aberto no calor.
A bobina impulsora não deve ter problema algum já que é nova, se houvesse algo errado teria sido notado na troca do módulo.

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Diego Paiva » 29 Jul 2008, 11:08

Gustavo, quanto vc pagou na bobina? Qual marca colocou?
Acho que vou trocar aquele rotorzinho tbm, o meu tá meio feio, todo oxidado, limpei mas não melhorou quase nada :?
To esperando o Japa ou o Carlão aparecer por aqui, para me dar uma dica do que fazer.....

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Marcel Murai » 29 Jul 2008, 12:14

Olhando as fotos não me parece tão alarmante Diego,

Meu tava esfarelando a bobina impulsora, vou adiantando que é complicado trocar. Como não tinha saca-pino, domingo, precisava sair com carro, usei maçarico mesmo :evil: . Aí o pino saiu, Ao montar inverti a ruela de comando pqp. o carro não pegava, achei q tinha detonado o Hei com maçarico :lol: . Aí dava estouros. nisso eu pensei..po motor frio estourando, então tem faísca ali..hehe....fui lá na ruela de comando tava montado errado... :lol: . Tive q tirar td, maçarico outra vez...montar e funcionou 100%. :D Trocar aquilo na estrada eh impossivel.
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagempor Gustavo Turolla » 29 Jul 2008, 13:15

Diego, não sei te dizer. O Mecânico informou que a bobina é MTE também, mas não sei se existe, to achando que ele confundiu. Todo mundo usa Bosch. Como deu rolo com o módulo, o orçamento foi atualizado e meu avô ainda não o tinha pego(é mecânico dele a muito tempo, ele ve quanto ficou e paga quando fica pronto). Ele pagou a geral no carro de "presente de dia dos pais" e não quis que eu soubesse quanto ficou.
Por um lado é complicado não saber direito o que está sendo feito no carro e ainda ser decepcionado pelo mecânico mas além de ser ilógico financeiramente fica chato com o meu avô negar o presente, ele sabe o quanto eu gosto do carro e que estou quebrado.
se for trocar, usa bosch. mas pelo que o marcel falou, não é simples hein?! hahaha essa eu quero ver vc fazer no quintal!
abraço

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Diego Paiva » 29 Jul 2008, 16:15

É, se precisar trocar essa bobina, vou precisar levar ao mecânico :smt010

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Gustavo Turolla » 29 Jul 2008, 17:37

Olha só, o carro do Diego vai conhecer uma oficina!!
Leva ele no zoológico depois pra aliviar o trauma!

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Carlos A. Freire » 29 Jul 2008, 19:32

A bobina impulsora é a de cor laranja. Pela foto não parece em boas condições. Diego, verifique se o material isolante não está se desfazendo, se confirmado, troque urgentimente a risco de ficar na rua e depois... só com reboque. Você tem noção de mecânica, não é difícil a troca, tem que retirar o eixo do distribuidor, soltando uma trava e mola por baixo do distribuidor (tem que retirar do motor). Não me lembro de cabeça a peça do distribuidor, onde encaixa no comando de válvulas, se encaixa em outra posição, de qualquer forma, faça uma marcação na posição e tome cuidado com o imã perto do rotor. No cabeçote não tem erro, só encaixa de um lado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor andre.nizer » 29 Jul 2008, 19:55

Diego Paiva escreveu:É, se precisar trocar essa bobina, vou precisar levar ao mecânico :smt010

Dae Diego !!

então guri... tenho uma bobina impulsora Delphi parada em casa... não pesa mais do que 80 gramas eu acho, mas com o frete ia ficar meio caro.... procura uma delphi por ai... não vai sair mais que 60 reais...

leia aminha história acima e veja o risco de andar com a peça assim..

abss
andre.nizer

Mensagempor Diego Paiva » 30 Jul 2008, 00:47

Pessoal, pelo que to vendo... vou comprar essas peças(rotor e distribuidor). Tô com medo de ficar na mão.
Vejam os preços que encontrei; Bobina delphi: R$45,00. Rotor delphi: R$33,00.
O preço é esse mesmo?

Abraço!

Diego Paiva
MODERADOR

Mensagempor Marcel Murai » 30 Jul 2008, 07:06

Estão na média os preços.
Marcel Murai
MODERADOR

Mensagempor Gustavo Turolla » 30 Jul 2008, 12:32

Mas pelo que o Carlos falou não é difícil trocar, é capaz que teu carro continue longe da oficina!
Troca você mesmo e posta umas fotos! :D

Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Diego Paiva » 25 Ago 2008, 16:47

Chegou hj a bobina que comprei pela net... e o rotor eu ja tinha comprado aqui mesmo.
Foto:
Imagem

Mas não tô sentindo muita segurança pra trocar essa bobina eu mesmo... Fico com medo de ferrar alguma coisa.
Para fazer a troca desta bobina é preciso de alguma ferramenta especial? O Marcel falou de um tal de saca-pino...eu não tenho isso, será que eu consigo trocar?

Valeu!

Diego Paiva
MODERADOR

Próximo

Voltar para Elétrica e Iluminação