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Vidro elétrico pesado

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Vidro elétrico pesado

Mensagempor CRISTIANO.DESENV » 09 Jan 2009, 13:07

Meus vidros eletrícos estão pesados para subir, o que devo fazer? Sserá que só um banho de grafite em pó já é o suficiente? Desincravante quem sabe? Ou substituição do motor? Se a opção for a última,onde encontrar?
Este nunca me deixou na mão.
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Marcell 500 EF » 09 Jan 2009, 13:34

CRISTIANO.DESENV escreveu:Meus vidros eletrícos estão pesados para subir, o que devo fazer? Sserá que só um banho de grafite em pó já é o suficiente? Desincravante quem sabe? Ou substituição do motor? Se a opção for a última,onde encontrar?

tire as canaletas e lave bem elas com sabão de coco e deixe de molho no amaciate, viram novas, podem ser elas que estão travando o vidro
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Monzorel » 09 Jan 2009, 14:27

troquei todas as canaletas e ficou zerobala
da trabalho mas compensa
paguei 38R$ no jogo completo duas portas
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 09 Jan 2009, 17:37

Marcell 500 EF escreveu:tire as canaletas e lave bem elas com sabão de coco e deixe de molho no amaciate, viram novas, podem ser elas que estão travando o vidro


É cada uma que eu ouço! hehehe
Marcell, será que funciona mesmo que a canaleta já esteja um pouco deteriorada? Digamos... Já rachada e rasgada? :oops: Preciso tomar vergonha na cara e começar a mexer nessas coisas. As borrachas das portas precisam ser trocadas desde que o comprei. Há 3 anos atrás. :smt017


Mesmo assim, Cristiano hoje em dia existe um motor chamado Mabuchi que, quem troca pelos Carto não se arrepende. Se for o caso de mexer nos motores (caso o banho de luxo que o Marcell sugeriu não dê certo), pode comprar um par sem problemas. Estive rodando em algumas lojas de acessórios e o pessoal disse ter parado até de restaurar os Carto porque dão muito problema, uns até disseram que o Mabuchi é mais rápido que o Carto pra subir e descer os vidros...
Eu mesmo comprei um pra porta do passageiro do meu e não notei muita diferença não. A unica coisa que eu notei é que é um chute no saco adaptá-lo. Tive que serrar parte do parafuso da máquina de vidro porque como são muito grandes, esbarravam no motor conforme se colocava o adaptador. Um processo irreversível mas, que valeu a pena. Como ambas as minhas canaletas estão em péssimo estado, não pude notar muita diferença de velocidade entre eles. Mesmo assim, meu receio de ter trocado o Carto pelo Mabuchi passou. Mesmo porque, TODOS que dizem ter mexido com a restauração do Carto reclamam que o serviço não durou 6 meses. :|
Enfim... Cada caso é um caso!
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Carlinho » 10 Jan 2009, 05:28

No meu caso os vidros tambem estavam pesados ,troquei as canaletas e não mudou nada :smt005 .
Vou ter que usar assim mesmo até arrumar dinheiro para trocar o motor cansado :smt010 .
Mas talvez o seu problema se resolva com a troca das canaletas :smt023 .
Abçs.
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor waldir » 10 Jan 2009, 08:52

Carlinho escreveu:No meu caso os vidros tambem estavam pesados ,troquei as canaletas e não mudou nada :smt005 .
Vou ter que usar assim mesmo até arrumar dinheiro para trocar o motor cansado :smt010 .
Mas talvez o seu problema se resolva com a troca das canaletas :smt023 .
Abçs.


Passei por algo parecido este ano e tirei o acabamento da porta para lubrificar a engrenagem, se fosse o caso, e analisar como tiraria o motor para não pagar M.O. a terceiros e me divertir um pouco :lol:

Descobri que nas portas dianteiras tem um parafuso logo abaixo da fechadura lado externo, que é de ajuste da canaleta. Soltei um pouco o parafuso e acertei a perpendicularidade da canaleta e solucionou o problema. Para este ajuste nem precisa tirar o acabamento. Tente isso antes de partir para a compra de um novo motor. Se tirar o acabamento tente limpar com um pano úmido ou com um 'multilimpador desengordurante da vida' as canaletas que guiam o vidro.
Se não resolver, vale trocá-las, o que aparentemente é fácil, e barato. As minhas são originais de fábrica.

Abraços

waldir
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor CRISTIANO.DESENV » 10 Jan 2009, 14:34

:D Até pode ser um desses problemas mencionados por vcs porque o vidro quando está aberto até a metade, faz um barulho, parece que o vidro está batendo em alguma coisa perto da fechadura, será que é esta tal de canaleta?
Falando nisso, alguém tem uma foto de uma canaleta do monza tubarão? :mrgreen:
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 10 Jan 2009, 21:08

waldir escreveu:Passei por algo parecido este ano e tirei o acabamento da porta para lubrificar a engrenagem, se fosse o caso, e analisar como tiraria o motor para não pagar M.O. a terceiros e me divertir um pouco :lol:
Descobri que nas portas dianteiras tem um parafuso logo abaixo da fechadura lado externo, que é de ajuste da canaleta. Soltei um pouco o parafuso e acertei a perpendicularidade da canaleta e solucionou o problema. Para este ajuste nem precisa tirar o acabamento. Tente isso antes de partir para a compra de um novo motor. Se tirar o acabamento tente limpar com um pano úmido ou com um 'multilimpador desengordurante da vida' as canaletas que guiam o vidro.
Se não resolver, vale trocá-las, o que aparentemente é fácil, e barato. As minhas são originais de fábrica.
Abraços
waldir


Waldir, posta pra gente onde fica essa regulagem! O meu vidro do passageiro, mesmo com o motor novo (que dizem ser mais rápido que o original) ainda tá trabalhando um pouco mais pesado que o da outra porta, que ainda é o original... Sem dizer que o vidro do motorista tá bom uma boa folga tanto na vertical quanto na horizontal. Isso sem dizer que quando o vidro desce até o final, as vezes dá um estalo meio esquisito.

Pros que querem se aventurar a tirar o motor, é fácil fácil. pelo menos no tubarao sao apenas 3 porcas 11mm que voce solta enfiando a chave por dentro da porta. Inclusive, na parte frontal da máquina de vidro tem tres pinos soldados que é onde saem os parafusos que prendem o motor do outro lado.
O unico "pé-no-saco" da coisa é voltar ao motor no lugar. Ele tem um pino que tem que encaixar exatamente na máquina de vidro. É um pino chato como se fosse um bico de pato, aí ele entra num buraco com esse encaixe na máquina de vidro. Mas, nada que um pouco de paciencia nao resolva pois, ao subir e descer o vidro com a mao, essa engrenagem onde fica o buraco do encaixe do motor se movimenta, aí é só mexer o vidro até o motor encaixar e bater com os furos com os parafusos da máquina.
Nessa parte o mabuchi tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que a engrenagem adaptadora deixa esse processo de "acerto" do encaixe do motor muito mais fácil, pois o mabuchi tem uma engrenagem estrela. Colocando o adaptador na máquina do vidro do Monza e mover o vidro 2 ou 3 cm já é o suficiente pra encaixá-lo. O ... mesmo é prender a placa que adapta a furaçao... Sem dizer que tem que serrar pelo menos 1 dos 3 parafusos da máquina. Se for pra nao perder a paciencia com encaixe de motor, o ideal é serrar 2 dos 3 parafusos pois ele esbarram no motor com o adaptador. :smt017
Mesmo assim, fica muito bom e, quem já usou garante bons resultados. Espero nao me incomodar com esse motor por muito tempo!
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Carlinho » 10 Jan 2009, 22:07

CRISTIANO.DESENV escreveu::D Até pode ser um desses problemas mencionados por vcs porque o vidro quando está aberto até a metade, faz um barulho, parece que o vidro está batendo em alguma coisa perto da fechadura, será que é esta tal de canaleta?
Falando nisso, alguém tem uma foto de uma canaleta do monza tubarão? :mrgreen:


Provavelmente isso se resolverá trocando a canaleta :smt023
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor waldir » 11 Jan 2009, 15:14

Fastback e Amigos,
vejam na foto o parafuso que falei. Afrouxando-o ele pode ser deslocado para esquerda ou direita uns 3 ou 4mm.
Afrouxe o parafuso, desça e suba o vidro algumas vezes até achar o ponto em que 'escorrega' melhor. A canaleta interna perto da dobradiça é fixa.
Nas portas traseiras não tem o ajuste externo. Se houver, deve ser interno... eu nunca desmontei o acabamento das portas traseiras.

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Abraços

waldir
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 11 Jan 2009, 16:00

Waldir, ótima dica!


Vivendo e aprendendo... Vou lá fazer o teste agora!
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor carlin classic df » 24 Jan 2009, 00:33

os meu dianteiros funcionam perfeitamente...
os traseiros sobem somente com ajuda , tem q empurrar pra subir e descer tbm..
como faço pra regular as canaletas traseiras?
carlin classic df
 

Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor waldir » 24 Jan 2009, 10:02

carlin classic df escreveu:os meu dianteiros funcionam perfeitamente...
os traseiros sobem somente com ajuda , tem q empurrar pra subir e descer tbm..
como faço pra regular as canaletas traseiras?


Carlin,

como afirmei no comentário que fiz, nunca ocorreu com os vidros das portas traseiras do meu Monza. Se houver ajuste da canaleta é por parafuso interno que se descobre ao tirar o forro. Por favor quando constatar avise o amigos deste forum.

grato

waldir
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor andre bruno » 24 Jan 2009, 12:19

Waldir tu tem msn? queria tirar umas dúvidas com tu!
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 24 Jan 2009, 20:39

Waldir, infelizmente, no meu carro nao existe tal parafuso externo pra regulagem da canaleta. :( O jeito vai ser desmontar o forro da porta, de novo.

Abraçao!
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Carlos A. Freire » 25 Jan 2009, 17:25

Fastback escreveu:Waldir, infelizmente, no meu carro nao existe tal parafuso externo pra regulagem da canaleta. :( O jeito vai ser desmontar o forro da porta, de novo.

Abraçao!


Fast, nas portas dianteira deve ter o parafuso externo. No meu Monza GLS 96 é do tipo torx, nos modelos anteriores são com cabeça de 10mm. Se não tiver o parafuso fica o furo e o suporte que prende esta canaleta para dentro da porta, deve ter caido. Esse suporte da canaleta desrregulado, faz a porta ficar com ruído de algo solto ao ser fechada com vidro totalmente aberto.

Abs,

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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 25 Jan 2009, 18:28

Carlos, o meu nao tem mesmo o parafuso citado na foto do amigo Waldir...

Veja as fotos:
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O parafuso deveria estar próximo a estes presentes, nao?

Acho que ele deve ser interno, pra minha infelicidade... :|
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Jan 2009, 09:43

Fast,

seu Monza é de duas portas? A máquina do vidro do Monza de duas portas é diferente da máquina do vidro disnteiro do Monza 4 portas. Ainda assim, vou verificar por aqui, depois eu te falo.

Abs,

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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 26 Jan 2009, 10:00

Acho que as canaletas traseiras dos vidros das portas dos Monzas 2 portas não têm regulagem no sentido lateral, como citado lá em cima, (considerando-se como referencia o carro), e sim regulagem longitudinal (no sentido de apertar o vidro ou afrouxar o vidro).
Essa regulagem se faz tirando o forro da porta (saco!!!).
As calhas metálicas onde ficam as canaletas de feltro são articuladas e presas por um parafuso na parte inferior das portas (internamente)

Se as canaletas internas (feltro) estiverem em bom estado, talvez regulando-se as calhas metálicas se resolva o problema de lentidão dos vidros.

Um dia desses vou tirar o forro das porta do carona e a calha metálica, para regular a maçaneta externa da porta, e vou ver se posto fotos aqui da porta internamente.

Abraços
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 26 Jan 2009, 13:09

Carlos A. Freire escreveu:Fast,
seu Monza é de duas portas? A máquina do vidro do Monza de duas portas é diferente da máquina do vidro disnteiro do Monza 4 portas. Ainda assim, vou verificar por aqui, depois eu te falo.
Abs,
Carlos Freire


Exatamente Carlos, o meu é duas portas! Deve ser essa a bendita diferença. :(

Mas, essa observação do Luiz é interessante. Estou tendo problemas com o vidro do motorista que está meio "frouxo". Se alguém poder me dar uma luz sobre como regular essa máquina de vidro, ficarei muito grato!

Aliás, Luiz, o seu também é duas portas??? Regulei a maçaneta do meu mas não lembro de ter dificuldades com a máquina de vidro atrapalhando. Foi questão de alguns minutos e um pouco de paciência somente! :)
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 26 Jan 2009, 19:50

Fastback, no meu 2 portas, a calha metálica fica justamente na frente da haste onde se regula a folga da maçaneta. Não consegui nem ver a haste com a calha no lugar.
Como é fácil remover a calha, preferi trabalhar com mais conforto e espaço :smt020

Abraços
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor marcelodind » 26 Jan 2009, 20:21

i ai galera um dia desses passei por um problema bem parecido com esse ai citatos em cima, o vidro do meu lado estava bem pesado pra subir, foi ate ele parar de vez. dai entao troquei os plugues do botao por um da porta de traz uma vez que ele estava bem rapido ficou mais ou menos, tambem o vidro da frente e menor,dai entao comprei uma tecla nova i ai entao vi bem a diferença ele ficou umas duas vezes mais rapidas que os demais, ele nao estava passando corrente o suficiente para alimentar com perfeição. ta ai galera a minha experiencia que deu muito certo espero que ajude alguem.abraços
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor josue faccin » 09 Fev 2009, 03:58

i ia pessoal.desde que comprei o monzao,o vidro direito traseiro nunca funcionou.
ontem fui ver o porque?!!
pensei que nao tivesse a maquina ,mas ela estava la.
testei a corrente no conector ...nada, testei a continuidade do botao dos vidros ate o conector
da maquina e nada!
o fio esta cortado,nao sei porque o antigo dono teria feito essa m.........filho da...!
dai entao coloquei 12v direto na maquina, ela desceu para minha felicidade!
mas desceu uns 7cm apenas dai subi o vidro invertendo os polos, o vidro sobe com uma força do ...
a porta chega a estufar para dentro do carro.
desci ele empurrando novamente "tudo" dai para subir ele sobe uns 15cm mas com uma força imença .
depois so fazendo uma baita força(ajudando o miseravel)
ah antes disso eu coloquei gimo silicone com uma siringa nos trilhos que ele corre,melhorou!
agora vai minha duvida sera que este maq vidro esta boa?e este pesado seria o tempo que ficou parado :smt017 :smt023 ?
tentei tirar a maq mas nao consegui,o cabo de aço nao deixou,nao achei maneiras de tiralo,alguem sabe ?
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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor Fastback » 09 Fev 2009, 08:26

josue faccin escreveu:i ia pessoal.desde que comprei o monzao,o vidro direito traseiro nunca funcionou.
ontem fui ver o porque?!!
pensei que nao tivesse a maquina ,mas ela estava la.
testei a corrente no conector ...nada, testei a continuidade do botao dos vidros ate o conector
da maquina e nada!
o fio esta cortado,nao sei porque o antigo dono teria feito essa m.........filho da...!
dai entao coloquei 12v direto na maquina, ela desceu para minha felicidade!
mas desceu uns 7cm apenas dai subi o vidro invertendo os polos, o vidro sobe com uma força do ...
a porta chega a estufar para dentro do carro.
desci ele empurrando novamente "tudo" dai para subir ele sobe uns 15cm mas com uma força imença .
depois so fazendo uma baita força(ajudando o miseravel)
ah antes disso eu coloquei gimo silicone com uma siringa nos trilhos que ele corre,melhorou!
agora vai minha duvida sera que este maq vidro esta boa?e este pesado seria o tempo que ficou parado :smt017 :smt023 ?
tentei tirar a maq mas nao consegui,o cabo de aço nao deixou,nao achei maneiras de tiralo,alguem sabe ?


Se for parecido com o do tubarão, o motor do vidro elétrico é encaixado na máquina de vidro. Por dentro da porta, atrás dessa placa de ferro da máquina de vidro (onde os cabor de aço são conectados) devem haver 3 parafusos compridos. São eles que seguram o motor do vidro elétrico... Pra tirar o motor basta soltar e "empurrar" o motor como se quisesse empurrá-lo pra fora do carro, de dentro pra fora.
Agora, se o problema é ele ficar pesado só em um pedaço do caminho com certeza não é problema no motor pois, se fosse ele ficaria "pesado", "lento" o trajeto inteiro.
É mais provável que o seu problema seja o alinhamento dessas calhas mesmo... Ou quem sabe esses trilhos que cobrem as calhas...

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Re: Vidro elétrico pesado

Mensagempor josue faccin » 09 Fev 2009, 14:26

nao era a maquina.
era o trilho que sustenta o vidro tava com pino que segura ele,estava fora do lugar.
sao 2 pinos que se encaixao+1 parafuso em baixo que segura tudo ,nao tem regulagem!!
agora as canaletas de fora eu tirei e lavei,estao secando!
ficou bom o vidro so que da um barulho ainda,tipo um claclac.
logo mais eu comento o resultado final! :smt031
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