MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Freio do Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Freio do Monza

Mensagempor pquintao » 20 Mai 2008, 18:33

Pessoal,

Tenho pesquisado muito, durante vários anos sobre o freio do monza e cheguei as seguintes conclusões. Vou relacioná-las abaixo e peço que vocês do forum comentem:

1) Parece consenso geral de que o freio original do Monza é razoável, na maioria das vezes péssimo para a maioria de nós Monzeiros. Dito isso há alguns anos atrás coloquei freio a disco nas rodas traseiras do meu Monza Club, pensando que isso iria melhorar a performance dos freios. Ledo engano. Continuou a mesma porcaria apresentando `fade`em frenagens fortes e sucessivas (como acontece com muito de vocês). Isto deixa muita insegurança em uma condução esportiva como a maioria de nós gosta de fazer. Para isso pagamos combustível para um motorzão 2.0.....

2) Uma solução possível seria trocar os discos e pastilhas por discos/pastilhas maiores e/ou esportivos. Isso é a solução definitiva? Abandonar em definitivo o sistema original do Monza?

3) Trocar o fluido de freio por DOT 5.1. Note que já uso o fluido da Castrol Response DOT 4 mas o problema continua. Será que o problema é a temperatura do fluido de freio?

4) Em algumas situações sinto que as rodas traseiras deveriam ter uma carga maior de frenagem, mas todos dizem que a equalização já está correta e não devo alterar esta equalização sob pena de comprometer a segurança. Existe o risco de derrapagem. Porém continuo achando que a frenagem das rodas traseiras é mal utilizada, principalmente se você tem um bom pneu. Algum de vocês que também tem freios a disco na traseira acha que ele é mal utilizado?

E aí o que acham disso pessoal. Acho que resumi todas as nossas dúvidas, desejos e anseios em relação a performance dos freios do Monza. Vamos aproveitar estes itens para discutir e resolvermos de vez este problema crônico do Monza usando todos os nossos conhecimentos. Notem a quantidade de tópicos nesta seção que tratam de problemas nos freios. Já que a GM não resolveu nóis resorvi........ :D :D :D

Afinal ganha quem freia por último..... :lol: :lol: :lol:

P. Quintão
pquintao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Re: Freio do Monza

Mensagempor RicardoDS » 20 Mai 2008, 18:49

Minha opinião:
1)Numa "tocada" normal, respeitando limites de velocidade, mantendo distância do carro da frente, etc... até que o freio não é ruim.
Mas se abusar um pouco dele, realmente, ele apresenta fadiga.

2) Ajuda bastante. Pastilhas esportivas já ajudam consideravelmente.
Outra alternativa é colocar os discos dianteiros de 256mm do astra/vectra (adeus rodas 13), ou ainda os de 280mm da Meriva (só roda 15" pra cima).

3)Fluído DOT 5.1 ajuda sim.

4)Ainda não tenho freio a disco na traseira.

:smt023
RicardoDS
ADMINISTRADOR

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1988/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor Diego Paiva » 20 Mai 2008, 19:54

Sobre as rodas traseiras. Vc não deve mexer na equilização, pois numa frenagem mais brusca, as rodas traseiras podem travar.. ai é bem pior. Mas mesmo assim, tem gente que tira as vávulas equalizadoras e liga "direto", não aconselho.

Se vc quer melhorar os freios, tem várias opções: pode colocar pastilhas esportivas, como o Eduardo fez... pode colocar discos frisados, maiores, etc.... Mas não tire as valvulas equilizadoras de pressão :) :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor 500EF » 21 Mai 2008, 10:37

Já deu uma lida no meu tópico sobre isso? Resolvi o problema de "fading" trocando as pastilhas dianteiras por modelo racing e fluido DOT 5.1. Agora posso freiar seguidas vezes de 180 a 100 que segura. Antes, na segunda vez já era... hehehe

viewtopic.php?f=7&t=2364

Também tenho disco nas rodas traseiras e não percebo isso que você falou. Aliás, depois que troquei pelo à disco, sinto que ele dá muito menos "cabeçada" nas frenagens. O seu é aquele modelo que tem o freio-de-mão na própria pinça? Como está a regulagem dele?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estado: MG - Minas Gerais
Ano/Modelo: 1990/1990
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Marcell 500 EF » 21 Mai 2008, 12:49

Um detalhe muito importante a ser considerado, quando tu fez a troca das pastilhas, tu andou um bom tempo sem fazer freiadas bruscas para que elas se firmacem?? Pois se você trocou as pastilhas, e manteve andando forte ou freiado em demasia, isso cria uma "película" sobre a pastilha, o que faz com que a mesma não tenha a sua eficiencia total, apresentando fadiga em um rítimo extremamente maior.

No meu carro, os freios seguram muito bem, um freio muito forte mesmo, mas em freadas consecutivas, apresenta fadiga muito grande pois eu ando muito forte com o monza.

Com relação aos dicos, não vejo necessidade nenhuma em colocar discos frisados. Apenas pastilhas de competição já resolvem muito bem pois depois do fluído, vem as pastilhas e só então os dicos. A temperatura suportada pelas pastilhas originais, não é muito elevada o que causa do fade, mas as de corrida aguentam maiores temperaturas, o que nos deixa livres do fade.
Verificou se o seu sistema não está com folga? Tentou pisar fundo, fundo mesmo, cravar o pé no pedal e ver se as rodas travam?? Com freio a disco, as 4 rodas devem travar.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monza: Sedan Classic 1.8

Mensagempor pquintao » 21 Mai 2008, 14:26

O meu sistema de freio traseiro é aquele em que o freio de mão aciona diretamente as pastilhas na pinça. Tem alguma regulagem do freio ou só do freio de mão? Tem que tirar as válvulas equalizadoras? Alguém tem experiência com isso? Eu ainda acho que o sistema de freios em um modo geral freio esta sendo sub-utilizado, pois estou usando pneus Bridgestone Potenza GIII 195 60 R14. O perfil é muito similar aos meus antigos P7000 R14 que infelizmente não são mais fabricados pela Pirelli. :x :x :x

Fiz o teste de frenagem e as rodas travam com certeza (as 4), mas nas frenagens seguintes o freio perde a eficiência. Isto é fato... e sempre foi assim...

Não acho que o problema seja de espelhamento das pastilhas, porque tive o cuidado de fazer o assentamento da última vez que fiz a troca das pastilhas fazendo frenagens suaves nos primeiros quilômetros.

Acho que a primeira tentativa de melhoria que vou fazer é trocar o fluido de freio por DOT 5 e ver como fica. :D :D :D
pquintao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor RicardoDS » 21 Mai 2008, 14:48

pquintao escreveu:Acho que a primeira tentativa de melhoria que vou fazer é trocar o fluido de freio por DOT 5 e ver como fica. :D :D :D

DOT 5 não pode, ele é a base de Silicone.
Tem que ser o DOT 5.1, que é a base de poliglicol, assim como o DOT3 e o 4.

Eu trocaria o Fluído por DOT 5.1 e colocaria pastilhas iguais as que os Eduardo (500EF) colocou no Monza dele. :smt023
RicardoDS
ADMINISTRADOR

Mensagempor pquintao » 21 Mai 2008, 15:05

RicardoDS escreveu:
pquintao escreveu:Acho que a primeira tentativa de melhoria que vou fazer é trocar o fluido de freio por DOT 5 e ver como fica. :D :D :D

DOT 5 não pode, ele é a base de Silicone.
Tem que ser o DOT 5.1, que é a base de poliglicol, assim como o DOT3 e o 4.

Eu trocaria o Fluído por DOT 5.1 e colocaria pastilhas iguais as que os Eduardo (500EF) colocou no Monza dele. :smt023

Beleza, valeu pelo detalhe...
pquintao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor 500EF » 21 Mai 2008, 16:40

Se fizéssemos uma linha de tempo nas minhas modificações no freio, você está somente um passo atrás de onde eu estou hoje e com os mesmos problemas que eu estava, antes de trocas as pastilhas pelas racing e o fluido para DOT 5.1.

Já deu uma olhada no meu tópico, que citei lá em cima?

O sintoma é o mesmo. Freio bom para uma frenagem forte. Depois já era. Conduzindo no modo tiozão, segura bem, mas numa situação de freia forte, acelera forte, freia forte, acelera forte, ficava sem freio mesmo. E agora não fico mais (já tentei, mas não fiquei... hehehe).

Agora, como você usa rodas 14", tem ainda a opção de "up" usando discos e pinças um pouco maiores (para um "up" extremo precisa de rodas 15" ou maior. Tem um tópico muito bom sobre isso aqui no fórum, faça uma busca). :smt023

Eu fiquei limitado neste ponto porque não quis abrir mão da originalidade do meu carro, que veio com rodas 13"... :?
Eduardo Rettore
500EF
MODERADOR

Mensagempor Marcell 500 EF » 21 Mai 2008, 16:45

Exatamente, o DOT 5 pode danificar o seu sistema. Tem que ser o 5.1. Lembrando que o assentamento não é feito em alguns km, e sim muitos km.

Eduardo, eu sofro do mesmo mal de "mas numa situação de freia forte, acelera forte, freia forte, acelera forte, ficava sem freio mesmo". Por isso que nem vou comprar pastilhas normais e sim de corrida logo de uma vez.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monza: Sedan Classic 1.8

Mensagempor 500EF » 21 Mai 2008, 17:37

Marcell 500 EF escreveu:Exatamente, o DOT 5 pode danificar o seu sistema. Tem que ser o 5.1. Lembrando que o assentamento não é feito em alguns km, e sim muitos km.

Eduardo, eu sofro do mesmo mal de "mas numa situação de freia forte, acelera forte, freia forte, acelera forte, ficava sem freio mesmo". Por isso que nem vou comprar pastilhas normais e sim de corrida logo de uma vez.

E ainda não sei como vai ser a durabilidade destas pastilhas, mas acredito que se desgastem mais rápido ( elas sujam mais as rodas que as originais... hehehe ).

Só quero ver vocês fazendo o procedimento de assentar as racing... :smt005

- pastilhas de rua
1- 10 a 15 freadas médias de aproximadamente 70km/h a 40km/h;
2- 10 a 15 freadas médias de aproximadamente 60km/h até parar;
3- o ideal é não fazer freadas bruscas por aproximadamente 200km após o procedimento acima para se obter o melhor rendimento das pastilhas.

- pastilhas de competição
1- 8 a 10 freadas médias de 100km/h até 50km/h;
2- 8 a 10 freadas médias de 150km/h até 100km/h;
3- 1 freada forte (sem travar as rodas) de 180km/h até 100km/h;
4- 4 a 5 freadas médias de 150km/h até 100km/h;
5- repetir os passos 3 e 4 mais 3 vezes.

Obs.: a distância entre as freadas deve ser de aproximadamente 500m para que a temperatura das pastilhas não ultrapasse 300°C.
Eduardo Rettore
500EF
MODERADOR

Mensagempor Diego Paiva » 21 Mai 2008, 17:56

No meu carro, que raramente ultrapasso os 140km/h... não haveria muito ganho colocando essa racing, ne?

Valeu!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor 500EF » 21 Mai 2008, 18:22

A menos que você tenha problemas de "fading", não justifica não... :wink:
Eduardo Rettore
500EF
MODERADOR

Mensagempor pquintao » 21 Mai 2008, 21:25

Pois é essa sorte do R14 eu tenho :D . O meu Monza é modelo Club e já vem com rodas aro 14.

Não sei se a melhor alternativa é um upgrade com freio do Vectra, etc... (discos maiores). Acho que vou tentar primeiro um upgrade de pastilhas :lol: :lol: :lol: por pastilhas racing.

Me corrijam se estiver errado, mas a questão de usar as racing ou não, não está relacionada somente a velocidade final como o Diego bem lembrou e sim ao tipo de tocada e se seu freio apresenta ou não `fade`.

Quanto ao essentamento vai ser a maior curtição o assentamento na baixada. ha ha ha...
pquintao
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor Monzorel » 21 Jan 2010, 15:16

Mas para colocar discos maiores e pastilha refrigedas,frisadas e maiores não seria neçessario trocar a cabeça do eixo

ou é plug and play ?
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Monzorel » 22 Jan 2010, 15:52

Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor vitinho monza » 26 Mai 2011, 09:14

PRECISO URGENTE DE AJUDA

3 RODAS MINHAS ESTAO AGARRANDO O PROBLEMA TODO COMEÇOU DEPOIS DE UMA SANGRIA

JAH TROQUEI REPAROS DE PINÇA CILINDRO MESTRE

NAO TEM NADA ENTUPIDO E O PROBLEMA CONTINUAA
vitinho monza

Ano/Modelo: 1986/1986
Sist. Alimentação: Carburador Simples

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Mai 2011, 09:21

Além da sangria fez mais alguma coisa e deu esse sintoma?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo

Mensagempor mk_pontes » 21 Jun 2011, 10:51

Carlos A. Freire escreveu:Além da sangria fez mais alguma coisa e deu esse sintoma?

Abs,

Carlos Freire

Carlos bom diaq!
As valvulas equalizadoras do meu sistema de freios estavam vazando óleo quando eu pisava no freio; resolvi trocá-las, o mecânico fez a sangria. O frei ficou em cima, só que eu percebi que quando preciso usa-lo eu faço uma força desnecessaria para freiar, no momento em que estou pisando forte o carro continua em movimento.
Gostaria de pedir sua ajuda e dos colegas que poderem opinar.
Uma outra coisa que esqueci de informar é que quando piso no freio ouço um barulho tipo vazamento de ar: sisisissi....
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)

Estado: AM - Amazonas
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor Carlos A. Freire » 21 Jun 2011, 11:13

Verifique a qualidade das pastilhas e lonas que estão no carro.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Junior 4100 » 24 Jun 2011, 03:56

Putz,sabado passado,um Vectra GSi veio fazer graça pra cima de mim e fui acompanhar o "maledeto"!
Aew chegando em uma grande avenida daqui da minha cidade,chegando num retão s/ semaforos,
fikei a uns 10 m atrás dele,só q quando cheguei a uns 30 m da lombada,meti o pezão no freio,
ahh meus amigos,cadê o freio,deu um fading q tive q ir reduzindo marcha pra passar mais devagar,
q ... sustoo..... :lol: :lol:

É,vou ver futuramente,um par de pastilhas sports!!Hehe.....
Rubens

Monza SL/E 1.8 álcool 86/86 - Nova Aquisição
Dourado Minas

Garagem viewtopic.php?t=20986
Junior 4100
Membro GLS (Ní­vel 6)

Ano/Modelo: 1986/1986
Sist. Alimentação: Carburador

Mensagempor jshawk » 24 Jun 2011, 18:40

Isso também acontece nos modelos 95?
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)

Estado: ES - Espírito Santo
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor RicardoDS » 24 Jun 2011, 22:00

Sim, o freio é o mesmo para todas os modelos de Monza. (só o traseiro a disco que surgiu em alguns tubarões, mas mesmo assim fadiga da mesma forma)

Mas esse problema só ocorre para quem abusa do freio.
Em descidas de serra que se usa muito freio, nunca tive esses problemas.
RicardoDS
ADMINISTRADOR

Mensagempor Martins 2.0 SLE » 17 Set 2011, 21:33

Senhores boa noite
Tenho acompanhado diversas perguntas e respostas a respeito do mal falado freido do MONZA, e tenho tambem o mesmo problema

Pois bem a pergunta é:
1) Já entendi que a troca para discos maiores, tem rodas maiores
2) Como trocar os discos dianteiros por discos maiores.isso altera o posicionamento da pinça !!
3) Com discos maiores as pinças tem que se afastar do centro do eixo, tem algum suporte para elas ??
4) E a pinça ? tambem tem que ser a do Vectra/Astra/Meriva... ou outro qualquer ?
5) E o telescopio ? Fica sendo o mesmo do MONZA ou tem que trocar tambem

Vamos dar uma ajudinha aqui para o amigo !!

Abrs....

:smt023 :smt023
Martins 2.0 SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Ano/Modelo: 1995/1996

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Set 2011, 06:36

O freio do meu Monza GLS 96, com tambor na traseira não fica devendo nada para outros freios, mesmo sendo com disco na traseira.

Se trocar os discos, tem que trocar as pinças.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Próximo