MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!

Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagempor Rafaelo » 25 Fev 2007, 02:07

pessoal como alguns devem saber estou restaurando o 82 ja faz algum tempo e agora foi atacar a trazeira na parte mecanica, e resolvi trocar todo o conjunto de freio a tambor do monza comprei peças novas e outras e arrumei pq estavam boas. o carro nao acionava os freio ja fazia anos pq nao saio nunca com ele, e depois de 3 anos atraz que estou começando a andar com ele os problemas vao surgindo. esse e um deles a roda direita traseira estava pingando fluido e nao parava e tb tava meia que emperrada, nao pensei 2 vez com freio nao se brinca resolvi mete a mao e arrumar. so fiz uma roda ate agora mas o freio de mao fico bem mais leve isso que foi so numa. a outra vou fazer depois

se vcs vissem o estado ia fica com medo de andar as lonas tavam com graxa,oleo,ferrugem tudo junto pq o fluido escorreu e derreteu a graxa que os cara botaram no cubo da roda. VIRO ZONA A RODA horrivel alem do mais que ja nao tinha mais lona tava gasta e o tambor tava oval e gasto tb.

bom! vamo ao tutorial...

1º passo - primeiro retire a calotinha central com uma chave de fenda, caso aja, depois retire o pino de segurança da porca castelo, use um alicate pra desentorta ela e saca ela fora, retire a porca geralmente ele nao esta apertada por motivos obvio. Na ordem pra retirar as peças- pino,porca castelo,arrulea,rolamento central,tambor.

2º passo - pege um martelo e vai dando pancadinhas leve atras do tambor pra ir afloxando ate ele sair, se o carro faz tempo que nao foi trocado vai sair com dificuldade devido a ferrugem, nao tenha medo nao vai entragar ou perde nada, so faz com cuidado

Imagem
Imagem

3º passo - agora vamo retirar a sapata de freio percebem que na foto tem 2 pinos com mola um em cada lado, isso segura a sapata pra tirar isso e facil pega um alicate numa mao e na outra um alicate de bico fico, o alicate normal tu empurra e com o alicate de bico gire o pino ate ele sair e moleza, retira no lado oposto. depois que soltou os pino solte a mola de ancoragem mas assim, nao use alicate pra tirar e so levantar a sapata pra cima que ela vai sair da base de baixo dela, depois tire o cabo do freio de mao que ta na alavanca da sapata. pronto ta fora a sapata...

Imagem
Imagem
4º passo - retire os rebite com uma talhadeira ou formao assim decepa os rebite e tira a lona

Imagem
Imagem

5º - limpe tudo oque puder quanto mais limpo mais eficiencia sera na hora de freia o conjunto

Imagem
Imagem
6º - vamos rebitar as lona nova, agora como vcs podem ver na foto use um mandril como apoio numa morça pra poder servi de base pro rebite ser batido, use um martelo e de pancadilhas leve nao e pra bate forte senao pode quebrar a lona e o rebite afundar sem utilização, e + - como ta na foto pra fica ele. lembre quem segura ele e o propio freio.

retire cada lado da sapata assim fica mais facil de trabalhar

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

7º - passo(opcional) aqui e pra quem que trocar ou limpar os rolamento e retentor, pra sacar o retentor tenha cuidado pra nao machucar os labio dele use uma chave de fenda grande e vai levantando ele em cada lado assim vai sair por iqual sem presa...

Imagem
Imagem

8º - bom pra montar e o mesmo esquema, primeiro coloque o cabo do freio de mao depois apresenta a sapata no lugar dela,depois os pino da sapata esse com as mola gire eles ate que fique firme, claro isso tudo se vc ja montou a sapata com as mola no lugar e com as lona ja rebitada

essa e a imagem de como deve ficar as mola,os pivo,ancoragem,etc

Imagem
Imagem
9º - regulagem antes de montar a sapata regule o freio e deixe no minimo como mostra a foto. digo isso pq as lona sao nova e caso troque o tambor a muito material ainda entao tem que ficar o mais folgado possivel e mesmo assim vai "arranhar" quando girar a roda isso ate assentar depois ele se autoregula o freio. pra afouxar gira a catraca pra cima, faço isso sem as molas senao nao funciona.

Imagem
Imagem

10º - (opcional) caso compre o tambor novo retire o cubo de roda tem um parafuso philips no tambor isso faz com que sai o cubo do tambor de uma pancadinha com um toco de madeira pra tirar o cubo.

Imagem
Imagem
nao se esqueça de passar um removedor de gordura ou solvente por dentro onde corre as lona pq quando novo vem um oleo protetor.

Imagem
Imagem
use graxa com moderação so o nescessario com ta na foto, pq se usar demais corre o risgo de frita a banha e escorrer pra as lona ai babau freio. freio a tambor e a fricção o calor gerado e bem alto entao ja viu isso foi oque ferrou meu freio, o retentor tava cançado e vazou graxa e fluido.

Imagem
Imagem
kit de montagem

Imagem
Imagem

11º passo - aqui ja ta pronto pessoal e so coloca a roda e aparafusar,lembre-se nao atarraxe a porca central, antes de tirar ele o idel e vc ve +- como ela ta apertada assim na montagem nao vai te esquece e sempre coloque pino de trava porca

Imagem
Imagem

peças antes da limpeza

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

material a usar:

*LUVAS DE COURO(se tiver)
*ALICATE UNIVERSAL
*ALICATE DE BICO FINO
*GRAXA LIMPA
*PANO
*QUEROZENE
*MORÇA(TORNO DE MESA)
*MANDRIL(OU PEDAÇO DE FERRO REDONDO DO TAMANHO DO REBITE)
*TALHADEIRA
*CHAVE DE FENDA
*CHAVE PHILIPS
*CHAVE DE BOCA(OU CAXIMBO) PRA TIRAR A PORCA

peças novas:

2- TAMBORES DE FREIO
2- CILINDRO DE RODA VARGA
4- LONAS DE FREIO BOSH
40- REBITES
2- FLUIDO DE FREIO DOT3

valor total das peça: R$160.00 +- 80 pila por roda
ADORO MONZA vai pedi oque tu compra pra um vectra com isso

R$:00,00
1KG- GRAXA ESPECIAL PRA ROLAMENTOS AZUL
1L- LIQUIDO ANTI OXIDANTE(ROXO)
esses 2 item nao se acha em auto peças eu peguei na firma do meu velho, eles usam isso em maquinario industrial

Imagem
Imagem

SEGURANÇA: coloque na 1º Marcha,acione o freio de mao,macaqueie,use calços de madeira no eixo, e aflouxe um pouco o macaco pra nao força ele deixe apoiar no toco de madeira mas nao tire o macaco!, na roda que nao vai ser mexida bote calço pra nao correr tb. depois destrava o freio demao pq vc vai precisar pra mexer no freio.

OBS:EU NAO ME RESPONSABILIZO POR ACIDENTE OU ERROS NA MONTAGEM, FAÇA POR CONTA E RISCO. use sempre equipamento de proteção como oculos,luvas,e respirador(mascara) discartavel caso lixar as peça enferrujadas.

E isso ai pessoal quem tiver ferramenta, e paciencia pode meter a mao senao tiver as ferramenta basica e melhor nem faze pq pode se machucar ou ficar com o carro inoperante.

um abraço a todos qualquer duvida e so me perguntar
Editado pela última vez por Diego Paiva em 19 Nov 2008, 21:18, em um total de 1 vez.
Razão: Editado para mostrar fotos corretamente!!!
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

porca castelo.

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 26 Fev 2007, 10:24

Rafaelo, muito bem feita a sua explanação, com fotos muito boas.

Apenas gostaria de fazer uma pergunta:

Há necessidade de se retirar a porca do cubo? Geralmente os tambores são presos com um único parafuso de fenda philips no cubo da roda.

Abraços. 8)
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Carlos A. Freire » 26 Fev 2007, 11:00

Luiz,

o problema é que se não retirar o cubo, ele fica atrapalhando na colocação dos "patins" e molas.

Abs,

Carlos Freire
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor Rafaelo » 26 Fev 2007, 17:39

oque o Carlos e verdade nao da pra ajustar e a colocação das sapata. nao tem medo e facil e so seguir a ordem de montagem dos rolamento,porca,etc

e nao esqueca se tirar o cubo que o aperto da porca nao pode ser muito flouxo e tb nao muito apertado a roda tem que girar livremente e nao pode haver folga quando mexer nela

sim aquele parafuso e o que tira o cubo do tambor
Rafaelo
MODERADOR

Re: Como trocar lonas,sapata,ajuste,lubricação roda trazeira

Mensagempor fernandoagapio » 19 Nov 2008, 01:14

se for trocar tambor tem que trocar rolamento tambem é verdade ou mentira????
fernandoagapio
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1991/1992

Mensagempor Rafaelo » 19 Nov 2008, 01:29

fernandoagapio escreveu:se for trocar tambor tem que trocar rolamento tambem é verdade ou mentira????

mentira. e lenda isso dizem que ambas as peças gastam juntas. duvido cada uma tem sua vida util

se teu rolamento estiver bom sem rachadura,folgas,desgaste na pista limpe, graxa pra rolamento e volte a usar
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor fernandoagapio » 19 Nov 2008, 09:47

valeu vou por as mesmas então pois faz pouco tempo que troquei elas estão novas pois eu fiz a suspenção traseira nova em março e coloquei o rolamento novo mas o ... do tambor agora furou e faz apenas dois anos q o troquei tambem e era varga acho que o cara da casa das lonas aqui de porto alegre me passou aperna mas fazer o que ja faz 02 anos e tambem os cara da surdinas car ao fazer a minha suspenção trocou o rolamneto e nao falou nada do tambor é um ... mesmo tambem não levo mais nestes lugares pois agora encontrei um ótimo mecanico amigo do meu irmão...
um abraço...
fernandoagapio
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Paiva » 19 Nov 2008, 21:25

Show de bola!!! Muito bem feito! ah se os mexânicos da vida tivessem este capricho todo na hora de realizarem os serviços, seria bom demais!

Editei seu tópico para mostrar as fotos e movi para o local correto, beleza?

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Diego Paiva
MODERADOR

Estado: CE - Ceará

Mensagempor weuller » 20 Nov 2008, 13:19

Muito bom esse Tutorial!
Já me esclareceu muita coisa! :mrgreen:
Valeu Pelas dicas! :smt023
weuller

Mensagempor Rafaelo » 12 Dez 2008, 11:43

Diego Paiva escreveu:Show de bola!!! Muito bem feito! ah se os mexânicos da vida tivessem este capricho todo na hora de realizarem os serviços, seria bom demais!

Editei seu tópico para mostrar as fotos e movi para o local correto, beleza?

Abraço!

vlw Diego fico melhor assim!
é verdade é uma pena o pessoal nao ter caprixo em seus serviço, mas tb pq eles na maioria das vezes nao tem tempo ou sao obrigados a serem simples no reparo por custos, mas nao justifica e so faze corretinho que todos ganham
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Alexandre Nunes » 06 Set 2009, 15:38

Boa tarde, sou novo no fórum, pois acabo de adquirir (já tem uns 03 meses) um Monza hatch SL/E 85/86 1.8 à álcool que em breve pretendo colocar fotos. Também sou adepto do "faça você mesmo", pois sei como é difícil encontrar um mecânico de confiança. E estou dando uma de coveiro... :mrgreen:

Neste final de semana revisei os freios do carro, com troca de discos, pastilhas, reparo de pinças e, quando foi trocar os cilindros de roda traseiros, vi que comprei peças erradas, pois o sistema que está no carro é Bendix (comprei da Varga/TRW). Porém o que está me deixando confuso é que o sistema de freio parece estar montado de forma incorreta, no sistema de regulagem, não consegui determinar qual é a posição correta, pois enquanto não puder trocar os cilindros de roda (os que estão no carro tem um lado do pistão travado), o sistema não funcionará corretamente. Isso está influenciando na regulagem do freio de mão, inclusive o sistema não está regulando automaticamente. Vi neste tópico e achei bem interessante, porém o sistema é diferente do meu, por acaso alguém teria ou saberia de alguma outra foto do sistema fabricado pela antiga Bendix?
Alexandre Nunes

VW Polo Sedan 1.6 Totalflex 2008 completo
VW Passat LS Village 1.6 à álcool 1984
Chevrolet Monza SL/E 1.8 hatch 85/86 - VENDIDO
Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Hatch SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1985/1986
Sist. Alimentação: Carburador Simples

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Set 2009, 19:33

Estranho... segundo o catálogo de peças Chevrolet CepChev, o Monza passou a usar freio traseiro da Bendix a partir de 89, mas, seu Monza é 86... será que houve alguma adaptação.
Os componentes de freio traseiro do Monza das marcas Ate e Varga são intercambiáveis, mas não servem para o sistema Bendix e, os da Bendix só serve para ela mesmo, não servem no lugar da Ate ou Varga.

O freio do meu Monza GLS 96, com excessão das pinças dianteira que são Varga, o restante é tudo Bendix. O freio traseiro, hidrovácuo, cilindro mestre... tudo Bendix.

A montagem do compensador de desgaste não é dificil é só usar a lógica. Veja se não houve adaptação ou se não está invertido entre os lados direito e esquerdo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Alexandre Nunes » 06 Set 2009, 22:58

Olha, Carlos, se o sistema foi trocado, foi um serviço bem feito e a muito tempo, pois não há vestígios. Inclusive esse sistema é praticamente igual ao de um Chevette 88/89 que tive, só muda o tamanho das lonas.

Gostaria de ver uma foto desse sistema para tirar a dúvida quanto ao regulador automático, que acredito que já foi montado errado antes. Em um dos lados ele possui dois apoios em distâncias diferentes, sendo que o mais longo está apoiado no braço onde se encaixa o cabo do freio de mão. Dessa forma a catraca reguladora não funciona. Porém invertendo, o cabo do freio fica muito frouxo, não sei se daria regulagem. Preciso analisar isso melhor, principalmente depois de trocar os cilindros de roda que comprei errado, assim o sistema fica 100%.
Alexandre Nunes

Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Alexandre Nunes » 07 Set 2009, 13:59

Hoje desmontei as rodas traseiras e revi os suportes dos ajustadores, realmente um deles tinha escapado para a parte mais baixa, por isso meu freio de mão perdeu a regulagem repentinamente. Mas retirei-os e recoloquei os dois na posição correta, ambos estavam invertidos. Inclusive agora o sistema de regulagem atua, dá para ouvir as lonas sendo ajustadas. Só que surgiu outro problema: o cabo não dá ajuste para que seja regulada a alavanca na posição correta. Como ele ainda está OK, acredito que deve ter sido montado faltando algum calço, sei lá. Terei que providenciar um calço para que o equalizador do eixo fique com a regulagem da rosca mais para o meio do curso, assim eu consigo regular a alavanca.
E observando os cilindros de roda, verifiquei que o da roda traseira direita foi "encaixado" um cilindro da marca Varga, inclusive é visível que ele está fora de posição... :roll:
O melhor que eu faço é mesmo trocar os dois cilindros de roda mesmo, assim o sistema ficará 100%... :smt023
Alexandre Nunes

Alexandre Nunes
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor EdiMorte » 04 Jul 2011, 20:17

Boa Noite como o amigo disse está quase tudo correto. Somente venho resaltar que ao colocar o tambor e as lonas de freio,
além de limpar com thiner ou aguaráz,depois retire o excesso com pano seco(obs: NÃO UTILIZEM DIESEL PARA A REMOÇÃO DO VERMIZ DO TAMBOR, POIS ELE CONTAMINA A LONA) devemos dar uma lixada nas lonas e no interior do tambor para que haja mais aderencia das lonas ao tambor.
Mas o tópico ficou excelente "muito bem explicado", outra resalva sempre verifiquem as molas pois elas cansam e custam pouco vale a pena trocar e colocar novas.
EdiMorte

Estado: PR - Paraná
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Humberto Richard » 20 Nov 2011, 19:24

Valeu Rafaelo pelo tutorial muito bom :smt023
Fiz a troca do meu carro seguindo todos os passos.
Agora com os monzeiros mecanico nao tem vez.Faço tudo eu mesmo :smt030
Monza sl 87
EX:Chevete 1.6S 88
EX:Gol 1000 94 VW nunca mais.
Ex:Audi A3 1.8 Turbo 2003

Agora de vectra gls 98 mais nao vendi o monza

Imagem MONZA ESTE E MEU CARRO
Humberto Richard
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1987/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor josue faccin » 11 Dez 2011, 10:38

preciso trocar so um cilindro da roda traseira esquerda(lado do motorista)
como fasso?tem que sangrar todas rodas :smt017 ?
ta vazando muito,vlw galera!!
ImagemImagemImagem
CLASSIC, 1.8 GASOLINA 1986, AR,DIR,VIDRO, TRAVA ELETRICA,4P
Atual sl/e 1.8 91/92 2p
josue faccin
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL/E 1.8

Mensagempor jesuino b ferreira » 26 Dez 2011, 19:07

preciso trocar so um cilindro da roda traseira esquerda(lado do motorista)
como fasso?tem que sangrar todas rodas ?
ta vazando muito,vlw galera!!

se ainda nao trocou.precisa sangrar somente a roda que mexeu.nao tem necessidade de sangrar todas
vi o post hoje.mas fica postado para quem quiser tirar duvidas futuras :smt023
jesuino b ferreira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: GO - Goiás
Ano/Modelo: 1986/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Voltar para Tutoriais ilustrados e Projetos