MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Freio Cruzado? E as válvulas de frenagem? leiam

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.

Freio Cruzado? E as válvulas de frenagem? leiam

Mensagempor Cfacioli » 16 Abr 2009, 03:23

Galera, boa noite

Bom, primeiramente, queria comunicar que fiz um upgrade nos freios no meu Monza,conforme já postado aqui no site, com discos de Vectra novos na dianteira e passei a utilizar discos na trazeira, conjunto do vectra A. Recomendo a todos, ficou EXCELENTE!!! Coloquei discos e pastilhas novas, cabo de freio de mão e aproveitei para trocar os 04 amortecedores, rolamentos dianteiros e também os coxins com rolamentos da torre dianteira. A máquina tá zera!!

Assim, quando eu estava no mecânico e íamos sangrar o sistema, eu falei que o freio do carro é em circuito cruzado, ou seja, o primeiro estágio do cilindro mestre freia uma roda dianteira e a opostra trazeira. E tambem deduzi que as 2 válvulas que existem são para a correção exclusiva da frenagem das rodas trazeiras. Então, um estagio freia a roda dianteira (a saida que tem só o cano, sem a valvula) e a outra, com valvula freia a outra trazeira. CERTO?

Porem quando acompanhamos os caninhos em direção às rodas, pude perceber que não está assim de fato. O primeiro estágio estas freiando só a trazeira. Uma roda com valvula e a outra sem. E o ultimo estágio, a dianteira, também com uma roda com a valvula e a outra sem.

ISSO TÁ CERTO??

Abraço a todos
EX - Monza GL 1995 - 2.0 EFI Álcool
Disco nas 4 rodas (vectra A)
Rodas 16' Vectra Elegance 2010
2 portas - Vermelho Goya
Cfacioli
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Re: Freio Cruzado? E as válvulas de frenagem? leiam

Mensagempor Rafaelo » 16 Abr 2009, 13:02

bom, no caso dos monza funciona assim...

os freio da frente é direto 100% e destinado a ele, e na traseira é 70% (acho que é essa % nao tenho certeza)

quem faz essa "conta" sao as 2 valvula de pressao que sai pros freio traseiro que ficam acopladas no cilindro mestre, cada valvula em cada linha de freio.

nao tem cruzamento algum, funciona em pares a pressao quando freia vai pra frente uma determinada pressao vai pra la conforme o pé do motorista, e quando freia vai outra determinada pressao pra tras que é controlada pelas valvula.

se nao tivesse as valvulas de controle o carro iria freia 100% nas 4 rodas, dando algum problema em curvas,piso molhado e coisas do tipo.

sobre tua teoria ta certa em partes, a frente freia 1º (pela falta da valvula equalizadora é direto a pressao), e consequentemente a traseira tem um delay maior justamente pelas valvulas equalizadoras, mas nao que seja cruzado o fluxo dos freio.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 16 Abr 2009, 16:56

Acho que está havendo algum engano...

O Monza, e todos os carros atuais, usam sistema de freio com circuito duplo.
No Monza, cada circuito desses, que é independente um do outro em tudo (inclusive no reservatório de óleo), aciona uma roda dianteira e a traseira oposta.
Na linha que vai para a roda traseira, em cada circuito, existe uma válvula limitadora de pressão que não permite que 100 por cento da pressão aplicada chegue aos cilindros traseiros, para evitar travamento das rodas, já que no momento da frenagem o peso do carro é transferido para a dianteira.
Esse sistema cruzado só é possivel de ser aplicado em carros com ângulo de rolagem negativa na suspensão dianteira, característica que começou aqui no Brasil com o velho Passat.
Se aplicarmos um circuito cruzado num Chevette, por exemplo, se um dos circuitos falhar, qdo frearmos com força o carro poderá até capotar, coisa que não acontece no Monza.
No sistema do Chevette, onde um dos circuitos alimenta as rodas dianteiras e outro as traseiras, se o das dianteiras pifar, vai ser difícil parar o carro sem ocasionar um cavalo de pau. :smt010

Se a tubulação rígida que sai das válvulas limitadoras estiver indo para alguma roda dianteira, num Monza, alguém com certeza fez 'm@r4a' :smt021 .

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Cfacioli » 16 Abr 2009, 22:55

Eu também to achando que alguem fez coisa errada... mas já tava assim antes de eu mexer nos freios.

Pela forma que esta hoje, o primeiro estagio esta freiando as traseiras, e somente uma delas tem a valvula equalizadora. E o estagio da frente, ou seja, o ultimo, freia as dianteiras, tambem com somente uma valvula em uma das rodas...

q saco hein... pior que esse carro está na familia a mais de 10 anos e eu nunca percebi que tava assim. Eu so mandei trocar o cilindro mestre a +- 01 ano atras. Será que a cagada foi feita aí?
2 portas - Vermelho Goya
Cfacioli
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagempor Rafaelo » 16 Abr 2009, 23:15

Cfacioli escreveu:Eu também to achando que alguem fez coisa errada... mas já tava assim antes de eu mexer nos freios.

Pela forma que esta hoje, o primeiro estagio esta freiando as traseiras, e somente uma delas tem a valvula equalizadora. E o estagio da frente, ou seja, o ultimo, freia as dianteiras, tambem com somente uma valvula em uma das rodas...

q saco hein... pior que esse carro está na familia a mais de 10 anos e eu nunca percebi que tava assim. Eu so mandei trocar o cilindro mestre a +- 01 ano atras. Será que a cagada foi feita aí?

amigo isso é facil de arrumar e coloca devolta original ok.
os canos que sai embaixo do cilindro mestre sao os que vao pra tras das rodas traseira, esses 02 canos precisam usar a valvula esqualizadora cada cano, cada cano representa uma roda.

os canos que sai na lateral do cilindro mestre sao as dianteiras essas nao precisam usar valvuma alguma, putz que cagada fizeram ae hei vai ate uma oficina que fazem rapidinho esse serviço ate perigoso andar com o carro assim viu.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Cfacioli » 21 Abr 2009, 22:34

Galera, consertei, troquei os canos e coloquei conforme eu acho que deveria ser :smt023 .

Foi moleza de fazer, sangrei o sistema para tirar as bolhas de ar e também aproveitei e troquei o fluido por um DOT 4.... queria colocar o 5.1 mas não achei.

Obrigado a ajuda que todos deram!! :D

Abraço a todos!
2 portas - Vermelho Goya
Cfacioli
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Voltar para Freios e Suspensão