MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Qual proporção correta de aditivos no radiador???

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

Qual proporção correta de aditivos no radiador???

Mensagempor marceloazv » 17 Nov 2009, 21:03

Gostaria de saber, qual seria a quantidade de aditivos para radiador que eu posso colocar??? 30% - 50% - 100% ???
Marcelo Azevedo - RJ Monza sle 88 completo + couro
marceloazv
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Qual proporção correta de aditivos no radiador???

Mensagempor rogertecmec » 17 Nov 2009, 21:15

Vou postar o que esta no manual do astra (nâo deve mudar muita coisa para o monza) Aditivo para radiador de longa duração (alaranjado) ACDelco na proporção de 35% a 50% de aditivo, complementando com água potável. A troca é que eu achei muita coisa: A cada 150.000 km ou 5 anos :shock: :shock: :shock:
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: PR - Paraná
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Rafaelo » 17 Nov 2009, 22:36

rogertecmec escreveu:Vou postar o que esta no manual do astra (nâo deve mudar muita coisa para o monza) Aditivo para radiador de longa duração (alaranjado) ACDelco na proporção de 35% a 50% de aditivo, complementando com água potável. A troca é que eu achei muita coisa: A cada 150.000 km ou 5 anos :shock: :shock: :shock:

nossa troca quando retificar o motor :shock:
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Lfrobadey » 17 Nov 2009, 22:43

No modelo 88, que é o nosso caso: com A/C é para colocar um frasco de aditivo e completar com água. Sem A/C é só agua. Eu discordo em colocar só agua, o meu está com aditivo e líquido para radiador. Desconsidere as informações do Astra, é um sistema mais evoluído... Entretanto, 150 mil para a troca é devaneio do pessoal da GMB. Anda nessas estradas por aí afora e veja como vai ficar o líquido após essa km...
Luiz Felipe Robadey

Ex-Classic SE 1988 4 portas a álcool - Vermelho Cereja com interior Vermelho Chateau.
Lfrobadey
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor rogertecmec » 18 Nov 2009, 07:08

Lfrobadey escreveu:Desconsidere as informações do Astra, é um sistema mais evoluído...

Sistema mais evoliuido nada!! É o mesmo motor do monza só que com injeção mpfi digital.

Lfrobadey escreveu: Entretanto, 150 mil para a troca é devaneio do pessoal da GMB. Anda nessas estradas por aí afora e veja como vai ficar o líquido após essa km...

Depois que eu li isso, fui catar nas notas das revisões feitas do carro na concessionária. Estão seguindo o plano de menautenção. Ainda não foi trocado a água do sistema de arrefecimento!!!! Vou providenciar a troca e a limpeza do sistema de arrefecimento, afinal o Astra ta com 107.500 km.

E pra quem quiser fazer a limpeza segue um link do monzaclube:
http://www.monzaclube.com/fafacil/fafacil_MC_06_arrefecimento.shtml
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: PR - Paraná
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Nov 2009, 09:31

Deve ser usado a proporção indicada no rótulo do aditivo que estiver usando. Isso pode variar conforme a marca e tipo de aditivo a ser usado. Lembrando que o sistema de arrefecimento do Monza de qualquer ano de fabricação, tem capacidade de 7,0l sem ar-quente e 7,5l com ar-quente.
Se o rótulo do aditivo indicar 40% de aditivo e 60% de água, deve ser usado 3 litros de aditivo.
Tem aditivo que a recomendação é de 1 litro para até 8 litros de água, outros é de 50% para 50%. Respeite também o período de troca do líquido de arrefecimento, conforme a recomendação do rótulo do aditivo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor PAULO VOTTO » 18 Nov 2009, 11:01

:wink: Carlos, para colocar o aditivo no radiador preciso remover toda a agua do sistema de arrefecimento e colocar o aditivo e completar o restante com água? Ou não preciso trocar toda a água, só acrescentando o aditivo? Como se faz a remoçao da água do radiador? O meu carro é um Monza Classic 2.0, ano e modelo 1988.
PAULO VOTTO
Membro SL (Ní­vel 1)

Estado: SC - Santa Catarina

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Nov 2009, 12:20

PAULO VOTTO escreveu::wink: Carlos, para colocar o aditivo no radiador preciso remover toda a agua do sistema de arrefecimento e colocar o aditivo e completar o restante com água? Ou não preciso trocar toda a água, só acrescentando o aditivo? Como se faz a remoçao da água do radiador? O meu carro é um Monza Classic 2.0, ano e modelo 1988.

Paulo,

o ideal é fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e depois adicionar aditivo e água (de preferência dimineralizada, embora nunca ter usado água assim, só usei de torneira e aditivo 1 vez por ano e, até agora nunca tive problemas por conta disso, rsrsrsrs!!!).

Aqui no fórum existem vários procedimentos para manutenção no sistema de arrefecimento: viewtopic.php?f=14&t=1136 ou troca da válvula termostática: viewtopic.php?f=14&t=6139

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Voltar para Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento