MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor CASSIO HENRIQUE » 02 Mai 2010, 20:05

[color=#FF0000]Limpeza do sistema de arrefecimento



1) Estando o motor com sua temperatura fria, retire a mangueira inferior do radiador.

2) Esvazie todo o líquido do sistema. Espere o escoamento total do líquido (que sairá pela mangueira inferior). Após isso, vá colocando água no reservatório para fazer uma pré-limpeza. Caso seu carro possua um sistema com duas mangueiras que saem do reservatório, solte as duas. Uma das mangueiras é a de retorno e, a outra, é a de "descida". Você pode colocar águas nas duas, sendo que na de retorno você irá limpar o radiador e pela de "descida" você irá limpar o interior do motor.

3) Desenrosque o sensor da ventoinha (fica no lado esquerdo do motor e tem uns fios ligados) para sair todo o ar do sistema. Vá colocando água no reservatório (ou nas mangueiras) até que saia um pouco pelo sensor. Depois, enrosque-o novamente no local e espere sair toda a água do sistema.

4) No procedimento de limpeza, você deve colocar água até que saia totalmente limpida. Depois, é válido encaixar as mangueiras, sem apertar, e colocando água até encher por completo o sistema. Faça isso umas 2 ou 3 vezes com o motor em funcionamento (só para circular a água no sistema). Não se esqueça: desligue o motor rapidamente para que ele não aqueça. Este procedimento é só para retirar o mínimo de água suja que possa ter permanecido no bloco do motor.

5) Após a água do sistema ter sido escoada completamente, com o sistema livre de impurezas, retire o reservatório e limpe-o bem (uma bucha com sabão em pó resolve; caso esteja muito sujo, basta colocar algumas pedrinhas com sabão e agitá-lo bem).

6) Feito isso, com as mangueiras desconectadas e o reservatório de fora, é importante checar se todas as mangueiras estão em perfeito estado (sem trincas, rachaduras ou furos) e as braçadeiras (se não estão enferrujadas ou com pouca pressão). Cuidado, uma mangueira furada pode acabar lhe dando grandes prejuízos. Não exite em substituir uma mangueira ou uma braçadeira!

7) Tendo tudo verificado, recoloque o reservatório, encaixe e aperte todas as mangueiras no devido local. Retire, novamente, o sensor da ventuinha, pois é nele que vamos tirar o ar do sistema.

8) Comece a colocar a água e o aditivo no reservatório (até sair pelo orificio do sensor da ventuinha). Assim que começar a sair o líquido por ele, recoloque-o no local e aperte-o. Verifique, também, se os fios estão encaixados nele. Se este sensor estiver enferrujado, substitua-o (seu custo é mínimo). Caso ele não esteja funcionando, a ventuinha não ligará!!!

9) Coloque os três litros de aditivo indicados. A proporção água/aditivo ideal é de 50% cada. Se quiser, faça a mistura antes de começar a colocar a água no sistema. Caso contrário, coloque um mínimo de água e, depois, despeje os 3 litros do aditivo. Após isso, complete com água.

10) Após completar o reservatório até o nível, funcione o carro (o reservatório deverá estar sem a tampa).

11) Acelere um pouco o carro para que o líquido circule em todo sistema, saindo assim o restante do ar. Você notará que o líquido do reservatório começará a baixar um pouco.

12) Deixe o carro esfriar um pouco e complete, se necessário, o reservatório até o nível máximo. O nível não poderá ultrapassar a marca máximo quando o motor estiver com a temperatura ideal e a marca mínimo quando estiver frio.

13) Funcione o carro. Agora, com o reservatório tampado e, com uma suave aceleração, permaneça até a ventuinha acionar.

14) Desligue o carro e, quando o motor estiver frio, abra o reservatório com muito cuidado. Não se esqueça: só quando o motor estiver frio, caso contrário isso poderá provocar sérias queimaduras se o líquido vier a cair em seu corpo.

15) Finalizando, basta ver se o nível está OK e se debaixo do carro não há nenhum vazamento. Pronto, seu carro irá trabalhar, a partir de agora, com a temperatura ideal.

Atenção

Use sempre a ferramenta certa no lugar certo.

Utilize aditivos de boa qualidade (AC Delco ou Bardhal).

Muito cuidado com o uso de limpadores de radiador. Caso você faça uso, permaneça com ele (Bardhal Rad Clean, por exemplo) no máximo 3 dias no sistema. Eles são feitos de ácido orgânico, que é muito corrosivo.

Nunca coloque água fria no motor quente, você corre o risco de trincar o cabeçote ou o bloco do motor. Se isso ocorrer, em cerca de 10 minutos o carro começará a queimar óleo e sairá água em demasia pelo escapamento. Portanto, fique atento.

Verifique todas as mangueiras e a junta da bomba d'água. Caso tenha dificuldades, procure uma loja especializada em radiadores que eles farão o teste com a bomba de pressão (ela avalia, também, o estado dos selos do motor).

Se estiver difícil de colocar a mangueira no bocal, passe um pouco de vaselina ou água com sabão, isso vai ajudar muito.

Jamais abra a tampa do reservatório com o motor do carro quente!!!!

Verifique o nível da água semanalmente.

Aperte todas as mangueiras com as mãos. Se sentir que há ressecamento, troque-as. Qualquer furo poderá ocasinar a perda de água e um superaquecimento, acarretando sérios danos ao motor.

Substitua as braçadeiras que estiverem sem pressão.

Não coloque nenhum outro fluído no sistema (querosene, óleo de freio etc.) além de água e aditivo, pois eles só prejudicam o ponto de ebulição.

Não aperte em demasia as mangueiras. Isso poderá cortá-las. Aperte o necessário para uma boa vedação. Não queira "tirar água do parafuso". Você acabará quebrando os bocais, ocasionando uma enorme dor de cabeça e despesas desnecessárias.
[/color]
DVD, GPS, COMPLETISSÍMO, BCO COURO, MOTOR 0 09 anos ao meu lado
NÃO LEVE A VIDA TANTO A SÉRIO, POIS VC NÃO VAI SAIR VIVO DELA MESMO !!!
Imagem
Avatar do usuário
CASSIO HENRIQUE
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1448
Registrado em: 05 Mar 2008, 16:45
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Nova Iguaçú
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor dbzronaldo » 25 Ago 2010, 10:59

CARA, OTIMO TUTORIAL.
PARABÉNS...
VOU TER Q FAZER ISSO NO MEU.
APEZAR DE ESTAR TRABALHANDO FRIO.
MAS PRA FICAR MELHOR AINDA.
TOMARE Q EU NÃO ESTRAGUE NADA. SRRSRS
Xd
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem


Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 3087
Registrado em: 13 Fev 2009, 11:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Umuarama
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor sjmoreno » 04 Set 2010, 14:30

Na hora da limpeza é preciso colocar algum aditivo pra limpar melhor ou não só água mesmo?
Avatar do usuário
sjmoreno
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2010, 17:36
Estado: SP - São Paulo
Cidade: bauru
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1987/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor dbzronaldo » 04 Set 2010, 16:22

pelo q eu li em varios topicos, geralemtne o povo tira todas as mangueiras, e retira o radiador.
e lava ele, chaqualha.
e depois coloca um adtivo pra manter limpo.

mas com oq se lava o radiador eu não sei. srrs
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem


Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 3087
Registrado em: 13 Fev 2009, 11:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Umuarama
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor CASSIO HENRIQUE » 05 Set 2010, 09:06

dbzronaldo escreveu:pelo q eu li em varios topicos, geralemtne o povo tira todas as mangueiras, e retira o radiador.
e lava ele, chaqualha.
e depois coloca um adtivo pra manter limpo.

mas com oq se lava o radiador eu não sei. srrs




Ronaldão pode usar um produto chamado ZENITH mas não pode deixar por muito tempo. Usado muito em limpeza de ar condicionado residêncial. :smt023
DVD, GPS, COMPLETISSÍMO, BCO COURO, MOTOR 0 09 anos ao meu lado
NÃO LEVE A VIDA TANTO A SÉRIO, POIS VC NÃO VAI SAIR VIVO DELA MESMO !!!
Imagem
Avatar do usuário
CASSIO HENRIQUE
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1448
Registrado em: 05 Mar 2008, 16:45
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Nova Iguaçú
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Leocastro » 26 Nov 2010, 10:30

Eu uso sempre o Rad Clean, coloco, o deixo por 5 dias (no modo de usar dele, pede 7 dias), deois, removo toda a sujeira, e, seguindo como nosso amigo disse!
Bem, fica limpinho, fiz isso no meu Monza, no Santana do meu pai, só não consegui fazer no Fusca aqui de casa... Ainda não encontrei o reservatório de água dele, alguém sabe onde fica?
kkkkkkk
Abraços!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
4º Encontro Nacional Monza Clube VEM COMIGO! - http://monzaclube.com/primarca/index.shtml
Imagem
Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 4504
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Montes Claros
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Enéias » 13 Dez 2010, 11:33

Bom amigos, o carro do pai sabado agora quebrou um dos plasticos que fica na lateral do radiador, onde

se conecta a mangueira que vem da termostatica, então ele comprou um radiador novo por ainda se tratar do original

($230 um novo), então tirei o velho, coloquei o novo e fiz da seguinte forma:

-Completei o radiador de agua pela entrada que quebrou até sair agua do outro lado do plastico,lado da ventoinha

-Conectei a mangueira do outro lado e esperei sair agua por onde eu colocava agua, proximo a termostatica.

-Conectei as mangueiras e enchi o reservatório, liguei o carro e esperei esquentar.

-Acionou 2 vezes a ventoinha com a tampa do reservatoriuo aberta, fui completando agua

-Fechei a tampa e esperei acionar a ventoinha mais uma vez, tudo certo até então.

-Esperei esfriar o motor e completei agua novamente, não secou o reservatorio,olhei hoje, e reservatorio cheio.

Queria saber se consegui tirar todo ar do sistema, ou teria que ainda tirar o sensor da termostatica???

E se eu posso fazer uma limpeza no sistema com produtos de limpeza, tipo bardhal, radiex e etc...

sera que eu usando esses produtos não me causaria um problema maior??estourar um selo ou algum outro cano de metal do sistema??

depois queria colocar aditivo para conservar, mas antes queria saber da limpeza se da pra fazer, ja fiz isso

no meu ex gol cli, mas troquei todos os canos de metal do sistema de arrefecimento.

vlw abs.
MONZA CLUB 2.0 EFI-FASE II-AZUL CEZANE PEROLIZADO-ATUALIZANDO 4 DE 5

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A MÁQUINA: viewtopic.php?f=33&t=15011 2.0 EFI CLUB


PÔNEIS MALDITOS?? NÃÃO, AQUI TEM CRIOULO PS!
Avatar do usuário
Enéias
Membro Class (Ní­vel 5)
 
Mensagens: 464
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Eldorado do Sul
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Leocastro » 13 Dez 2010, 13:51

Como eu disse acima, sempre eu uso o radclean pra limpeza, e, após, o fluido anticongelante..
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
4º Encontro Nacional Monza Clube VEM COMIGO! - http://monzaclube.com/primarca/index.shtml
Imagem
Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 4504
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Montes Claros
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Enéias » 13 Dez 2010, 21:11

pois é Leocastro, eu usei no gol o bardhal RED CLEAN, se usa por 15 minutos e deixa a ventoinha acionar 3 vezes, depois

troca toda agua do sistema e coloca o anticongelante...minha dúvida é com relação as peças de metal que compoem o

sistema de arrefecimento, se tivesse feito antes de trocar o radiador acho q iria entupir tudo, tava uma crosta de barro c/ferrugem

que tava mais pra consistencia de um leite condesado do que agua...vou ver se essa semana faço algo, mas olhei a agua

do reservatório e esta ok, não baixou praticamente nada...vlw abs.
MONZA CLUB 2.0 EFI-FASE II-AZUL CEZANE PEROLIZADO-ATUALIZANDO 4 DE 5

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A MÁQUINA: viewtopic.php?f=33&t=15011 2.0 EFI CLUB


PÔNEIS MALDITOS?? NÃÃO, AQUI TEM CRIOULO PS!
Avatar do usuário
Enéias
Membro Class (Ní­vel 5)
 
Mensagens: 464
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Eldorado do Sul
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Leocastro » 14 Dez 2010, 10:11

Enéias, a da Quantum, estava parecendo danette, pra vc ter ideia! rs. limpei, ja se foram 4 meses, e, está tudo ÓTIMO!!!!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
4º Encontro Nacional Monza Clube VEM COMIGO! - http://monzaclube.com/primarca/index.shtml
Imagem
Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 4504
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Montes Claros
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Enéias » 27 Mar 2011, 18:54

bom amigos, retornando ao tópico....monza foi feito a retifica do motor :evil: :evil:

vai ser trocado todas mangueiras e condutroes de agua do arrefecimento...

queria saber se tem algum aditivo que recoemnda para o monza(marca/modelo/etc)

pois vou colocar semana que vem...ja que ta tudo limpo e canos novos, a termostatica acho

que tb vai ser trocada...agurado dicas se possivel!!!!!
MONZA CLUB 2.0 EFI-FASE II-AZUL CEZANE PEROLIZADO-ATUALIZANDO 4 DE 5

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A MÁQUINA: viewtopic.php?f=33&t=15011 2.0 EFI CLUB


PÔNEIS MALDITOS?? NÃÃO, AQUI TEM CRIOULO PS!
Avatar do usuário
Enéias
Membro Class (Ní­vel 5)
 
Mensagens: 464
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Eldorado do Sul
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor dbzronaldo » 30 Mar 2011, 12:34

VO TER Q FAZER ISSO NO MEU, PORQUE AGORA ELE ESTA LIGANDO A VENTUINHA NO MESMO PERCURSO QUE EU SEMPRE FAZIA.
EU SEMPRE IA EM UMUARAMA E VOLTAVA E ELE NEM CHEGAVA A LIGAR A VENTUINHA, AGORA ELE LIGA AO CHEGAR LA....

JA COMPREI UM ADTIVO.
FINAL DE SEMANA VOU DAR AQUELA LIMPADA. Xd

ABRASS
E VLW PELO TUTO.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem


Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 3087
Registrado em: 13 Fev 2009, 11:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Umuarama
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor rafamts » 30 Mar 2011, 22:37

Pessoal, sempre usei 3 litros de paraflu no meu monza completo de fábrica. Ontem o mecânico teimou comigo que o certo seriam só 2 litros de paraflu. E agora? Ele tem razão?
www.monzeiros.com. O inimigo número 1 do meu mecânico!
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1110
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: São Gonçalo
Monza: Sedan GL 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor dbzronaldo » 31 Mar 2011, 07:50

quantos litros de agua cabe no sistema?
abrass

xd

xd
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem


Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 3087
Registrado em: 13 Fev 2009, 11:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Umuarama
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Mensagempor Carlos A. Freire » 31 Mar 2011, 07:57

O sistema de arrefecimento do Monza tem capacidade para 7 litros de água sem o ar quente e, 7,5 litros para os modelos com ar quente. É só verificar a recomendação que pede no rótulo da embalagem do aditivo. Se pedir 40% de aditivo e 60% de água, deve usar 3 litros desse aditivo. Se tiver outra recomendação por porcentagem, deve usar essa recomendação. Não existe uma quantidade padrão, tem aditivo que pede a recomendação de 1litro de aditivo para 8 litros de água.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12889
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Próximo

Voltar para Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante