MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Ventoinha não arma

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.

Ventoinha não arma

Mensagempor bbanjos » 02 Set 2010, 01:51

Prezados, tenho um monza tubarão 93 SL/E 2.0 EFI com A/C. O que acontece é o seguinte, já troquei sensor de temperatura, já medi com o multimetro o terminal que vem do modulo e bate certinho 5V e minha ventoinha não arma de jeito nenhum...Estou a maior tempao com um botão no painel que eu mesmo fiz pra poder aciona-la manualmente. O mais estranho é que se eu desligar o sensor de temperatura, o meu modulo acusa logo erro e aciona ela. Mas ela mesma por si só não arma sozinha. E outra coisa, quando eu ligo o A/C ela aciona na mesma hora com a velocidade baixa.
Queria saber se já aconteceu isso ai com o tutuba de vcs...Queria uma luz, pq ninguem se arriscou a mecher nisso!
Atual Monza Club 2.0 EFI 94 Azul - Etanol
Ex Monza SL/E 2.0 EFI 93 Cinza - Gas/GNV
Ex Monza SL/E 1.8 Carburado 85/86 - Etanol
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol e GNV

Re: Ventoinha não arma

Mensagempor Carlos A. Freire » 02 Set 2010, 08:30

Quem faz o controle de acionamento da ventoinha é a UCE, aterrando seus pinos A3 e C1 e 85 dos relês da 1ª e 2ª velocidades.
Se não estiver os pinos A3 e C1 não mudarem de nível com a temperatura correta para isso, pode indicar um defeito na UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina

Mensagempor jcviol » 02 Set 2010, 09:53

já testou o rele de primeiro e segundo estágio da ventoinha? eles são separados, um rele pra cada estágio, quando vc liga o ar funciona o 1ª estágio, experimenta inverter os reles, eles são iguais e testar....
Imagem
jcviol
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor waldir » 02 Set 2010, 19:46

Amigos,

há tempos que eu desliguei o AC por não querer ser assaltado pelas empresas de reparo... era RS600 práa cá, R$600 pra lá, furou o condensador vai ficar em R$700... dei um basta e agora só uso o AD ar direcionado. Desconectei a ligação do compressor e mantive a outra, o que significa se eu deslizar a chave ligando o então AC a ventoinha arma na 1ª velocidade e a 2ª não arma nunca pq o motor se mantém na operação de 98 a 100ºC... porém eeu deixo desligado o primeiro estágio (só ligo em congestionamento) e a 2ª velocidade arma com 100~101 via Sensor de Temperatura e acompanha a abertura da VT.

Com a 1ª velocidade acionada o ponteiro do painel permanecee no meio da escala. A ventoinha ao ser acionada está a uns 3 mm antes da zzona critica/vermelha.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Mean_Machine » 04 Set 2010, 01:22

amigo, o meu quando tava assim embora visualmente não apresentasse, a cebolinha (aquela q fica presa no cabeçote) estava oca. não sei como mas estava oca. eu substiui por uma q armasse ainda mais frio, e ficou 10. pois eu fazia o mesmo acionava o modo de mergencia pra funcionar pra ter depois fiz um gato pra acionar a ventuinha. ai de tanto futucar um dia eu tirei e a cebolinha, eu olhando, ela chalou de cair no chão e ficar em 2 pedações foi onde eu vi q ela estava no lugar mas estava oca.

pode ser isso

abração

Joney Collin
EU QrO VeR o OCooOO!
menino doido, tu quebrou até os friso.
Tem noção do prejuízo? Acho que o teu véi vai te matar.
Os olhos dele esperando o carro do ano.Um modelo italiano.
Que acabaram de inventar Carrão da P....,
tu pisava ele voava Tu freava ele ancorava,E eu lá dentro a me debater
.
Mean_Machine
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Pablo Alves » 04 Set 2010, 10:31

de tanto futucar um dia eu tirei e a cebolinha, eu olhando, ela chalou de cair no chão e ficar em 2 pedações foi onde eu vi q ela estava no lugar mas estava oca.

A cebolinha é um tipo de termometro obviamente ela vai esta oca pq o mercurio evaporou ao abri-lo.

pode ser q ela estava danificada por isso não armava a ventuinha.
Pablo Alves
Membro SL (Ní­vel 1)

Estado: DF - Distrito Federal
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1992/1993

Mensagempor bbanjos » 05 Set 2010, 23:46

Mas eu já troquei os dois sensores, tanto o que vai para o ECU, tanto o que vai para o painel. E o meu gatilho de liga-la manualmente esta depois do rele, pois o mesmo uma vez deu problemas e substitui. Tem como testar isso na central, sei la, alguma forma. E outra coisa, o meu monza uma vez deu um problema na injeção e eu substitui esse sensor que manda pro modulo, entao uma coisa é certa, ele ta lendo, só não sei se esta enviando a resposta pra ventoinha arma. Queria saber como faço pra testar isso. Obrigado pela ajuda caras! Vcs são dez!
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Set 2010, 08:30

A resposta a essa pergunta está lá em cima na minha mensagem anterior. Para acionar a ventoinha a UCE aterra os pinos A3 e C1, 1ª e 2ª velocidade. É só verificar quando chegar a temperatura de acionar a ventoinha após 100ºC (meu Monza GLS 96 com A/C desligado aciona a 1ª velocidade aos 102ºC) um dos terminais da UCE é aterrado. Se isso ocorrer a UCE está boa, se não ocorrer, está com problemas. Pode aterrar o terminal 85 de cada relê da ventoinha e verificar se o circuito está funcionando.

Já aferiu a temperatura de trabalho desse motor? Um erro do painel, marcando mais do que o real, pode confundir o diagnóstico. Ou seja, o marcador pode estar marcando a mais e quando chegar o momento de ativar a ventoinha o ponteiro está lá em cima, sendo que o motor não está quente assim. Aí você ativa o "gatilho" antes de a UCE ativar. É uma possibilidade a ser verificada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor bbanjos » 14 Set 2010, 21:52

Aalisei o problema e reparei que a agua no meu carro so circula se eu acelerar muito...Acho que minha bomba de agua está com pouca pressão...Verifiquei com o mecanico tambem e ele achou a mesma coisa... Como a agua demora muito a circular, ela demorar muito tempo para aquecer o sensor de temperatura...Fiz os testes com a ventoinha e ela está boa e todo o sistema eletrico...Ela arma quando a resistencia fica em 210 ohms

Quinta feira vou trocar a bomba e posto aqui pra voces se deu certo!
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 15 Set 2010, 07:19

Passe o scanner disgnóstico no carro acompanhe a evolução gráfica do valores, tire um log ECU e poste aqui para comparar com o meu. Se for defeito na ECU saberei, pois dará para ver se a temperatura é percebida corretamente pela ECU e se a ECU está mandando o sinal para armar a ventoinha.

Como : viewtopic.php?f=50&t=14671 principalmente o primeiro tópico e o de 11/09/2010 (principalmente este último)
Agora no CHEVROLEIROS.COM
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Estado: RS - Rio Grande do Sul

Mensagempor bbanjos » 19 Set 2010, 02:03

Aew gente, troquei a bomba e a mesma estava boa...So tava um pouco enferrujada. porem ainda estou com o mesmo problema, a agua não sobe ate o reservatorio...Amanha vou dar uma limpada no radiador e posto aki!

Abraços
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 19 Set 2010, 07:14

Reitero, passe o scanner, pois é o único jeito de saber como a ECU está percebendo o sensor da temperatura e se ela está ou não mandando o sinal para os relés.

viewtopic.php?f=50&t=14671 principalmente o primeiro tópico e o da última versão viewtopic.php?f=50&t=14671&p=171251#p171251 (principalmente este último)
Logs padrões em http://www.hyperfileshare.com/d/dffdcbee

Veja o log chamado ventilador motor (específico para o teu caso), também pode ver o Ipiranga e o Sertório que também indicam o acionamento do ventilador com o carro andando
Agora no CHEVROLEIROS.COM
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Estado: RS - Rio Grande do Sul

Voltar para Ar condicionado/Ventilação e Arrefecimento